Violência contra a mulher e combate ao feminicídio são discutidos em audiência itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, em Barreiras

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras ficou lotado na noite desta quinta-feira, 10, durante a realização da audiência itinerante do Território do Oeste Baiano, da Assembleia Legislativa da Bahia, com o tema “Violência contra a Mulher, Feminicídio e Políticas de empoderamento”. Instituições de ensino e ligadas à proteção da mulher, membros do legislativo estadual e dos municípios, lideranças políticas da região e comunidade pontuaram ações e melhorias com o objetivo de diminuir o número de mulheres vítimas de violência, além do amparo por meio de políticas públicas mais eficientes.

A audiência foi presidida pela presidente da Comissão de Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Olívia Santana, e mediada pela deputada estadual Jusmari Oliveira, que solicitou a realização do evento.  A vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, que também é secretária de assistência social e trabalho, participou da composição de mesa, representando o prefeito Zito Barbosa. De acordo com Jusmari Oliveira, Barreiras foi escolhida por ser cidade polo da região.

“A presidente da comissão instituiu esse calendário, visando aproximar o poder legislativo da comunidade. O planejamento foi feito dividindo as audiências por território, o que foi aprovado por unanimidade, por entender que este é um papel do legislativo, estar próximo da comunidade para sentir suas dores, refleti-las na tribuna da assembleia, na elaboração das leis, das solicitações, envios dos projetos e reinvindicações”, concluiu a deputada, que também foi homenageada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Eurico Queiroz.

Segundo Karlúcia Macêdo, esse é um momento importante em que a comunidade pode sugerir e falar sobre as dificuldades encontradas no combate à violência contra a mulher, além das atividades do CRAM do município, o único da modalidade implantado no Oeste, que em 2018 atendeu mais de 950 casos de violência e em 2019, 683 atendimentos, até o momento.

“Convido a todas as mulheres aqui presentes a conhecerem o nosso Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, o atendimento, acolhimento psicológico, social e as atividades da nossa equipe multidisciplinar, que muitas vezes é responsável não só por atender, mas também salvar vidas. A violência contra a mulher é um tema relevante e inclusive já encaminhamos ao Governo do Estado à solicitação para implantação da casa abrigo para atender essas vítimas, que muitas vezes não podem voltar para casa depois da denúncia. Temos ainda parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Senai para oferecer profissionalização a estas mulheres, por meio do Projeto Futuro na Medida”, destacou Karlúcia Macêdo.

A programação incluiu a apresentação da Doutora Juliana Baldin da UFOB, que trouxe dados sobre o perfil dos casos de violência contras as mulheres em Barreiras e região até 2016 e a performance de dança da artista Mariá Santana.

Além da instalação da casa abrigo para mulheres, a noite foi marcada pelos pedidos de melhorias nas instalações da Delegacia Especializada no atendimento à Mulher – DEAM, endossados pela fala da delegada Claudia Duarte que há mais de 18 anos presta serviço em Barreiras, e implantação de um plantão de atendimento 24 horas, além do depoimento emocionado de Malu Pignata que perdeu a filha em 2018, vítima de feminicídio, o assassino segue foragido. Segundo a deputada estadual Jusmari Oliveira, a audiência itinerante é um instrumento importante para ouvir a população e no território do Oeste Baiano, a aceitação da comunidade regional não podia ser melhor.

Também prestigiaram a audiência, os representantes do executivo municipal: Gislaine Barbosa (secretária de administração), João Sá Teles (secretário de infraestrutura), Júnior Sampaio (secretário de segurança cidadã), Emília Moreno (subsecretária de educação) e Marileide Carvalho (chefe de gabinete).