Vigilância Epidemiológica de Barreiras desmente boatos e tranquiliza população do Tatú sobre Covid-19

Assim como a pandemia que alastra o Brasil, os boatos a cada resultado da Covid-19 seguem na mesma velocidade. Em Barreiras, a Secretaria de Saúde tem seguido todos os protocolos do Ministério da Saúde, no controle e no cuidado com pacientes acometidos do novo coronavírus. Tais protocolos são seguidos de ações com investigação dos comunicantes, monitoramento e acompanhamento dos casos testados positivos.

Na última quarta-feira (13) uma pessoa do sexo feminino, moradora da zona rural, testou positivo para Covid-19, tendo sido comunicada por telefone na mesma noite. Desde então, a Secretaria de Saúde por meio da VIEP, adotou todas as medidas estabelecidas nos protocolos do Ministério da Saúde, como o isolamento domiciliar adequado da paciente, suspensão do serviço na Unidade de Saúde onde a paciente foi atendida, limpeza geral e desinfecção da Unidade, bem como a testagem de todos os profissionais da saúde conforme protocolo.

Mediante agendamento prévio, na manhã dessa sexta-feira (15), as equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica estiveram na localidade informando quais ações devem ser seguidas, como isolamento dos familiares e observando o surgimento de sintomas, que de acordo com a coordenação da VIEP, ainda não foi apresentado por nenhum membro familiar.

A Secretaria de Saúde informa ainda, que a paciente está com sintomas leves, cumprindo isolamento domiciliar e sendo monitorada juntamente com os familiares que residem na mesma casa. “O monitoramento é realizado diariamente, desde o primeiro momento da testagem positiva até a cura do paciente. Nos casos leves, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, se procede com o isolamento domiciliar. Hoje tiramos todas as dúvidas da família da paciente que mora com ela, inclusive com a assinatura do termo de isolamento. Esses procedimentos são realizados com todos os casos testados positivos, surgindo sintomas em demais familiares serão realizados novos testes”, pontuou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, Doraci Oliveira.

A Secretaria de Saúde informa também que entre os vários serviços de saúde oferecidos no enfrentamento ao novo Coronavírus, é ofertado mediante solicitação o atendimento psicológico remoto para apoiar o paciente e seus familiares.

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo