Vice-prefeita Karlúcia Macêdo participa de Sessão Especial em homenagem aos 20 anos da FASB, em Barreiras

Os 20 anos de história e atuação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) no Oeste da Bahia foram lembrados durante uma sessão especial realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Barreiras, numa proposição do vereador Otoniel Teixeira. O Executivo foi representado pela vice-prefeita, Karlúcia Macêdo que compôs a mesa de honra, representando o prefeito Zito Barbosa e, pela FASB, o seu diretor presidente, Tadeu Sérgio Bérgamo. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Eurico Queiroz.

Ao destacar o papel da faculdade na formação de profissionais no Oeste baiano, a vice-prefeita, relembrou o período em que esteve juntamente com o prefeito Zito Barbosa, intermediando junto ao MEC, a autorização de implantação do curso de Medicina na FASB. “Foi um processo longo e que demandou muito esforço, tanto político, quanto institucional, mediado pelo professor Tadeu. Após 11 anos de incansáveis idas e vindas, reuniões e telefonemas, veio a notícia de Brasília que seria publicada no Diário Oficial a autorização para implantação do curso. Para nós, é uma alegria e uma honra participar deste momento que homenageia os 20 anos de existência da faculdade em Barreiras. Só temos a agradecer ao professor Tadeu e à família FASB, por terem acreditado em nossa cidade e aqui implantarem uma das maiores instituições de ensino do Oeste”, disse.

Para o diretor da instituição homenageada, Tadeu Bérgamo, os vinte anos representam ganhos e avanços, mas, segundo ele, não é uma data apenas para comemorar e reviver o que passou. “Quero olhar para frente, planejar o futuro. Agora, o meu empenho está todo voltado para a construção do hospital universitário, que, poderá gerar 800 empregos diretos, em quatro anos. Esse é o pensamento da FASB, contribuir com o desenvolvimento regional, e continuaremos a produzir educação com seriedade, além de implantar novas tecnologias e participar de ações que contribuam com as mudanças que a cidade de Barreiras precisa, na combinação duradoura entre polo educacional e os processos de desenvolvimento”, destacou.

Prestigiaram a sessão especial professores, autoridades militares, secretários municipais, coordenadores, diretores e familiares da FASB, além de convidados e imprensa. O ato festivo, foi aberto sob os acordes da Banda Municipal 26 de Maio, que executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Barreiras.

Sobre a FASB: Em 1999 a Faculdade São Francisco de Barreiras era credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para iniciar as atividades, a aula inaugural para os então dois primeiros cursos – Agronomia e Administração – foi realizada em uma sede provisória, no Shopping Center Rio de Ondas. Após duas décadas, a instituição de ensino cresceu e se transformou. Hoje são 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três de pós graduação. Já graduou 7,2 mil estudantes em uma estrutura própria, construída dentro dos padrões de acessibilidade e segurança. Com equipamentos modernos, laboratórios, ginásio, áreas experimentais para agronomia e uma Unidade de Serviços com atendimentos gratuitos à população carente. Em média, só os cursos de saúde têm realizado, anualmente, 20 mil atendimentos.