Vale Produtivo: Agricultores da Nanica e Conquista recebem visita técnica da equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras

O Município de Barreiras é celeiro de oportunidades para todos, polo de desenvolvimento que se destaca a cada ano nos diversos segmentos, como na educação, construção civil, indústria, saúde, infraestrutura e agronegócio, alcança também a agricultura familiar, que através do Projeto Vale Produtivo da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia, oferta assistência técnica que inclui desde instruções sobre adubação, manejo de pragas e doenças, sanitário e nutricional de rebanhos, até serviços de manutenção, distribuição de materiais e insumos de apoio ao homem do campo, com patrulha mecanizada para destocamento, preparo de solo e distribuição de calcário junto às propriedades rurais do município.

Nesta terça-feira (27), o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, juntamente com o técnico Francisco Neto e o diretor Marisvaldo Batista, percorreram as comunidades Nanica e Conquista numa visita técnica avaliando o avanço proporcionado pelo Vale Produtivo, considerado o maior projeto de fomento à agricultura familiar da região Oeste, cujo principal objetivo é melhorar a vida das pessoas transformando a produção no campo.

O agricultor familiar, João Pereira, é um dos 20 produtores da Nanica que viu, com o auxílio do Vale Produtivo, sua lavoura dobrar de produção. Na área de três hectares, ele cultiva tomate, pimentão, pimenta, laranja, melancia, abóbora e milho. Sua produção por dia é uma média de 50 caixas de hortifrúti. A comunidade chega a produzir cerca de 30 mil caixas de frutas, verduras e leguminosas por ano.

“Antes não tínhamos incentivo de nenhum órgão público, e nesses últimos anos vi minha produção aumentar significativamente, isso devido todo esse apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Agricultura que nos auxilia desde orientações, até com materiais que tem facilitado muito no nosso cultivo. Nossa produção era no máximo 20 caixas por dia, hoje produzimos o ano inteiro e chegamos a colher uma média de 50 caixas por dia. Um projeto muito importante para nós, esses conhecimentos adquiridos mudaram completamente nossa maneira de plantar, cuidar e colher”, contou João.

Já seu Manoel Francisco Alves, agricultor familiar da comunidade Conquista, está com boas expectativas com as produções de feijão de corda, mandioca e milho. Ele conta que com os kits de irrigação doados pela Prefeitura e o auxílio técnico da Secretaria, suas produções aumentaram.

“Com esse apoio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia mudou muito a nossa realidade, através de todas essas intervenções o nosso solo ficou fértil e apto para plantar. Nossos resultados, de toda comunidade, têm sido satisfatórios com esse apoio dos técnicos, doação de calcário, kits de irrigação e o patrulhamento, quando necessário. Depois de cultivado, comercializamos nas feiras livres de Barreiras, uma oportunidade que também recebemos através do Vale Produtivo”, ressaltou Manoel Francisco.

De acordo com o secretário, José Marques, atualmente o Projeto Vale Produtivo assiste mais de mil agricultores familiares em todo município e mais de 100 comunidades de Barreiras são contempladas através dos eixos de produção trabalhados dentro do Projeto e ainda conta com as ações da Secretaria de Infraestrutura, através das obras de melhoria de estradas vicinais, manutenção e construção de pontes, na perspectiva de garantir o acesso de máquinas, implementos agrícolas e o escoamento da produção.

“O Vale Produtivo é o nosso Projeto de maior expressividade dentro da Secretaria de Agricultura e Tecnologia voltado para o agricultor familiar que atende mais de mil produtores, a exemplo dessas áreas irrigadas que visitamos hoje. Temos contribuído com a entrega de kits de irrigação com apoio de outras entidades, e ainda, essa assistência técnica e suporte de implementos, com direcionamento aos agricultores familiares, com níveis tecnológicos que tem dado excelentes resultados no nosso município”, destacou o secretário.

Dircom/PMB – 27.6.2023