Unidade Móvel de Saúde em Ação percorre bairros e comunidades rurais levando atendimento humanizado em Barreiras

Buscando oferecer acessibilidade e acompanhamento aos cidadãos da cidade e comunidades rurais, a Secretaria de Saúde de Barreiras através da Atenção Básica de Saúde, disponibiliza uma programação de atendimento através do Projeto Unidade Móvel de Saúde em Ação. A ação neste mês de agosto oferece consultas médicas, odontológicas, serviços de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos, realização de testes rápidos e orientações.

Nesta quinta-feira (25), a Unidade Móvel de Saúde em Ação atenderá no Cerradão na comunidade do Assentamento Santa Rita. Antes de iniciar o atendimento, será realizada a triagem de cada paciente, orientações, como também, são disponibilizadas informações referentes aos cuidados com a alimentação, controle da hipertensão, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C.

De acordo com o secretário municipal de saúde, o Projeto Unidade Móvel em Ação facilita o acesso dos cidadãos principalmente da zona rural. “Nosso objetivo é levar realmente uma saúde humanizada, integrada e inovadora para todos. Dessa forma, o atendimento realizado na Unidade Móvel tem chegado às pessoas que moram muito distante de Unidades de Saúde, dando acessibilidade para o atendimento com um médico clínico, odontólogo, regularização da vacinação, testes rápidos, encaminhamento para exames e tratamentos especializados”, destacou o secretário Melchisedec Neves.

A apoiadora da Atenção Básica de Saúde, Fernanda Delgado, explica que a Unidade Móvel em Ação estará nesta quinta-feira (25) no Assentamento Santa Rita, na sexta-feira (26) Escola Municipal Deputado Juarez de Souza, na Vila Brasil e no sábado (27), no povoado de Baixão no Barreiras Sul.

“Lembramos que é essencial os pacientes levarem documentos pessoais e cartão do SUS para os atendimentos. Agradecemos o empenho de nossa equipe composta pelo médico Dr. Fernando Garcia, o odontólogo Newton Garcia, técnicos de enfermagem, apoiadores e os motoristas que realizam esse atendimento constantemente. Seguimos no mês de setembro com nova agenda, dando continuidade a proposta da Unidade Móvel de Saúde em Ação que é promover sempre uma saúde de forma integrada e humanizada”, disse Fernanda.

Dircom/PMB: 24.08.2022