Últimos ajustes para a Meia Pista Barrocão que acontece no próximo domingo (03), em Barreiras

Durante toda essa semana, equipes da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, estão preparando o trajeto do passeio ciclístico Meia Pista Barrocão, que acontece no próximo domingo, 03. Além da roçagem, limpeza e pinturas das vias, placas de sinalização e educativas estão sendo instaladas durante todo o percurso que os ciclistas participantes terão acesso. Tonéis de incentivo ao descarte consciente do lixo também foram distribuídos em 15 pontos como panificadoras, restaurantes e praças.

O projeto Meia Pista Barrocão pretende incentivar a prática do ciclismo, o bem-estar e a promoção da saúde. Segundo Maurício Mayer, membro da comissão organizadora, toda essa estrutura que está sendo montada para o Meia Pista Barrocão tem o objetivo de promover o turismo esportivo, e também, fomentar a economia dessa região. “Ao longo do percurso, teremos uma equipe que irá passar orientações aos ciclistas sobre educação ambiental e educação no trânsito. Conforme o percurso for avançando também vamos destacar os estabelecimentos de pequenos empreendedores que tem naquela região”, afirmou Maurício.

Reforçando a proposta de incentivo ao turismo gastronômico daquela região, o assessor da Secretaria de Administração Marcus Penalber ressaltou a criação de um mapa gastronômico. “Criamos um mapa gastronômico para fortalecer o comércio local e orientar as pessoas que por aqui passarem e descobrir os sabores que cada empreendedor, que cada comércio tem a oferecer”, pontuou Penalber.

Toda uma estrutura de apoio e segurança também está sendo planejada para o dia do evento. Com o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, estratégias estão sendo montadas para garantir a segurança de todos os participantes do evento. “Com o apoio das forças de segurança estaduais, estaremos ao todo com 12 veículos posicionados estrategicamente durante o percurso para garantir a segurança de todos os participantes do evento e garantir o direito de ir e vir do cidadão” enfatizou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo a ideia de realizar esse passeio surgiu de grupos de ciclistas locais, pensado para ser um momento de interação entre todos os praticantes da modalidade esportiva. “O grande legado desse passeio ciclístico é chamar a atenção para a preservação do meio ambiente. Sinalizamos toda a via com placas educativas e de respeito ao trânsito, queremos reforçar a conscientização dessa comunidade e de todos que fazem uso dessa área para a prática esportiva, é um legado de conscientização e respeito, assim, convidamos a todos os ciclistas, donos de estabelecimentos dessa região a realizarem esse evento junto conosco”, ressaltou o secretário Roberto de Carvalho.

Participaram da ação de hoje o vice-prefeito, Emerson Cardoso; subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; comandante da CIPRV, Major PM Simões; chefe da seção de planejamento operação da 83° CIPM, Tenente PM Medeiros Alves; chefe da seção de planejamento operação da 84° CIPM, Tenente PM Marcelo; e ainda o empresário Bruno Dantas.

Dircom/PMB 01.10.2021

  • Compartilhe: