UFOB celebra 10 anos de implantação com homenagens às parcerias concretizadas

­Prefeito Zito Barbosa recebeu Menção Honrosa da instituição de ensino

Os dez anos de implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) estão sendo comemorados com uma série de atividades programadas pela instituição de ensino, em Barreiras. Nesta quinta-feira (30), o cronograma abriu espaço para homenagear pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuíram para que a UFOB fosse implantada na região Oeste e também, se tornasse referência de ensino e inclusão social. O prefeito Zito Barbosa, representado pelo chefe de gabinete, Melchisedec Neves, foi um dos homenageados no evento.

Também homenageada, a primeira reitora da instituição que acompanhou todo o processo de implantação da unidade em Barreiras, professora Iracema Veloso destacou a UFOB como “um dos maiores patrimônios educacionais e culturais da região Oeste” e que nesta data estaria “colhendo muitos frutos da semente plantada em 2023, frutos de um trabalho coletivo”, disse. Já o atual reitor, Jacques Miranda reforçou os laços afetivos construídos ao longo destes dez anos, “a UFOB ainda procura se conhecer, a universidade floresceu como centro educacional de referência, com muitos parceiros e apoio, mas ainda há muito a buscar”, reforçou.

O evento foi prestigiado por representantes de Barreiras e dos outros quatro campi da UFOB de Barra, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória. Reuniu autoridades como o deputado federal João Leão e os estaduais Antônio Henrique Júnior e Eures Ribeiro, o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, o ex-prefeito de Barreiras Antônio Henrique de Souza Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, demais vereadores e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Roberto Carvalho.

Sobre a UFOB – A Universidade Federal do Oeste da Bahia foi criada pela Lei Nº 12.825, de 5 de junho de 2013, a partir de um desmembramento do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia. Possui cinco campi. Em Barreiras, no Campus Reitor Edgar Santos, funcionam 22 cursos de graduação e cinco de pós-graduação. A UFOB é uma instituição pública, gratuita que busca promover a formação do cidadão, a produção e difusão do conhecimento e o desenvolvimento da cultura, das artes, das humanidades e das tecnologias, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão, ciência e inovação.

Dircom/PMB – 01.12.2023