Turmas do EJA da Escola Municipal Santa Luzia recebem noções sobre primeiros socorros do 17º Grupamento de Bombeiros Militar

Cerca de 160 estudantes que frequentam as sete turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Santa Luzia em Barreiras participaram, na noite desta terça-feira (9), de uma palestra sobre primeiros socorros. As orientações foram repassadas pelo sargento Reis do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, com o auxílio dos soldados BM Araújo, Hélio e Alonso. A palestra integra o Projeto “Gente da Gente – Fortalecendo a EJA”, desenvolvido pela coordenação da escola e que prevê uma série de outras abordagens educativas, ao longo do ano.

“Nós temos avós, pais de famílias e jovens. É um público adulto e nosso objetivo é ajudar na vida das pessoas com assuntos estratégicos do dia a dia. Buscamos ainda, com esses cursos, trazer os jovens para a escola e aqui oportunizar ações que modifiquem a vida deles, porque muitos não têm perspectivas de trabalho e de evolução pessoal fora da escola”, destaca a coordenadora pedagógica Luzimar Santos que junto à diretora Adilma Vilela desenvolvem o projeto.

Durante a abordagem, os bombeiros ensinaram técnicas de salvamento e procedimentos preliminares que podem ser feitos em casa, no trabalho ou na escola e que se bem executados, são decisivos para manter uma vida. “Para nós, repassar essas informações têm um significado de aproximar a comunidade do Corpo de Bombeiros levando estes conhecimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar, serão eles que farão a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa”, explica o Sgt BM Reis.

Ainda como parte do Projeto macro da escola, está prevista uma palestra sobre economia doméstica e renda extra. Em março passado foi realizada uma abordagem sobre violência contra a mulher.