Turismo Religioso na Capital do Oeste: Secretaria de Cultura e Turismo e Sebrae realizam visita técnica no povoado do Cantinho para prospectar o turismo religioso

Com intuito de fomentar o turismo religioso em Barreiras, a Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Sebrae, realizou uma visita técnica nesta quarta-feira(26), ao povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos, localizado a 20 km da sede. Os festejos e Romaria para o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos que acontecem no dia 02 de julho, já se tornaram referência de fé, atraindo milhares de fiéis de diversos estados brasileiros, que visitam o povoado para agradecer bênçãos, milagres e pagar suas promessas pelas graças alcançadas.

Para fazer um levantamento com mapeamento do potencial receptivo, comercial e roteiros que possibilitem os turistas conhecerem um pouco da agricultura familiar, gastronomia regional e belezas naturais no Cantinho, os servidores da secretaria Thiago Santos, Vinicius Mello, Diego Casado e Rodrigo Batista acompanhados do gerente adjunto do Sebrae regional Oeste, Evilásio Neto, visitaram o Santuário, os comerciantes e produtores na localidade.

“Essa visita ao Cantinho foi muito positiva, conseguimos mapear os comércios e mulheres que trabalham na área alimentícia fora do lar, constatando que boa parte atua na atividade somente de forma temporal, ou seja, apenas durante os festejos. Constatamos que as pessoas da região têm a tradição religiosa enraizada, orgulho de festejar o dia do Senhor dos Aflitos, e esse valor cultural é gigantesco. Temos como oportunidade de melhoria, a atuação permanente das pessoas nos comércios locais, bem como a criação de outros atrativos que venham a enriquecer ainda mais a experiência turística. Somos parceiros da Prefeitura nesse projeto dos roteiros turísticos”, disse Evilásio.

A subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno destaca a importância do levantamento para o fortalecimento do roteiro do turismo religioso, que integra o Plano de Trabalho para 2023 e será apresentado às agências de turismo no aniversário de Barreiras, no mês de maio.

“O turismo religioso é um segmento que a cada dia cresce no Brasil. O nosso objetivo é fortalecer ainda mais esse segmento do turismo no Cantinho do Senhor dos Aflitos, recebendo bem os turistas durante os festejos, mostrando também o turismo rural com as produções de itens artesanais, os pratos típicos, agricultura do vale, os rios e belezas naturais da região. Além disso, o primeiro passo será apresentar os roteiros às agências de turismo, incentivando o turismo receptivo em Barreiras”, enfatizou a subsecretária.

Dircom/PMB- 27.4.2023