Semana do Meio Ambiente é aberta com plantio de mudas em praça de Barreiras

A necessidade de tornar Barreiras cada vez mais verde e sustentável tem norteado a execução de políticas públicas com parcerias entre a Prefeitura, associações, instituições de ensino e entidades. No início da manhã desta quarta-feira, 05, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eurico Queiroz, do secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, da chefe de Gabinete Marileide Carvalho, do Padre Jocleilson, do empresário Junior Dourado e do engº. Marcus Penalber, realizou o plantio de mudas nativas do cerrado que farão parte do projeto paisagístico da Praça da Sustentabilidade Diego Dourado da Igreja Santa Catarina. O novo equipamento de lazer será inaugurado oficialmente no inicio da noite de hoje. A ação marca o início das atividades da Semana do Meio Ambiente.

“Hoje nós entregaremos a Praça Sustentável, no Bairro Novo Horizonte, a primeira desse modelo construída em nossa gestão com recursos do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Essa é uma maneira toda especial de comemorarmos a Semana do Meio Ambiente com a entrega de uma praça sustentável nova para melhorar a qualidade de vida da nossa população, de modo especial dos moradores aqui do Novo Horizonte”, destacou Zito Barbosa.

As atividades da Semana do Meio Ambiente tiveram continuidade no Colégio Eurides Sant’Anna com concursos de desenho, poesia e paródia. O secretário de meio ambiente, Demosthenes Júnior, comentou a amplitude das ações que terão diversas atividades voltadas para conscientização e educação ambiental.

“Temos feito um trabalho contínuo de arborização da cidade, recuperação de nascentes e ainda estamos nos mobilizando para tornar a área das cachoeiras uma unidade de conservação e proteção integral”, destacou Demosthenes.

Ainda nessa semana, também será feita o reflorestamento da área da nascente do Povoado do Barro Vermelho II no Rio Branco, zona rural de Barreiras. Haverá também oficina de planejamento para criação do Monumento Natural da Cachoeira do Acaba Vidas, na escola Municipal Adroaldo Fernandes, no Cerradão, dia de campo, com trilha ecológica com alunos da Escola Jardim Imperial na Fundação Mundo Lindo e a Semana Santander 2019 com ações voltadas para o meio ambiente.