Semana da Música: Banda 26 de Maio comemora 30 anos com concerto especial no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho

Desde a última quarta-feira (27) a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, realiza a segunda edição da Semana da Música no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. A noite do segundo dia de apresentações foi marcada pela comemoração dos 30 anos da Banda Municipal 26 de Maio.

Criada pela Lei 93/89 de 28 de novembro de 1989, a Banda 26 de Maio é vinculada à Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, e tem por finalidade cooperar com a divulgação e a democratização da cultura musical, participar de eventos cívicos, religiosos, populares e recreativos do município de Barreiras. Na comemoração, que contou com a participação da secretária de educação Cátia Alencar, também da subsecretária Emília Moreno, diretor de cultura Lucas Barreto, familiares e simpatizantes da musicalidade, o maestro Fábio Menezes conduziu um repertório bem diversificado com vários gêneros musicais como as músicas sacras, xote, samba, reggae, rock e o tradicionais dobrados.

“Faço parte da Banda 26 de Maio há três anos e fico extremamente feliz a cada apresentação. A Banda, nesses 30 anos, desenvolve um bonito legado e participa de maneira satisfatória das atividades e eventos desenvolvidos no município. Comecei na Escola de Música e sou muito grato em fazer parte dessa história agora como regente”, declarou Fábio.

Reginaldo César toca na banda desde seus 12 anos. Hoje, aos 73 anos, o saxofonista é o mais velho integrante do grupo. Para ele, a 26 de Maio faz parte da sua rotina. “Toco quase todos os dias, além da Banda 26 de Maio toco também na minha Banda Anéis de Saturno, nas missas, procissões e também nas festas do Divino. Gosto muito do que faço, a Banda 26 de Maio faz parte da minha história”, pontuou Reginaldo.

Antes dos parabéns com direito a bolo de aniversário, a noite festiva contou ainda com a participação do quarteto de cordas da Orquestra Filhos do Oeste, do município de Angical e da Orquestra do município de Baianópolis. A programação segue até o próximo final de semana, com apresentações da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio nessa sexta-feira (29) e o primeiro encontro de Filarmônicas no sábado (30).

“Encontramos no início dessa gestão uma Banda destruturada, parada há mais de três anos e sem componentes completos. Após realizar a regularização a Banda, ela foi declarada como patrimônio cultural e imaterial do município, e dotamos todos com uniforme e instrumentos novos. Muitos dos integrantes da Banda 26 de Maio são oriundos da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio. Desejamos muita saúde, paz e confiança a cada integrante da Banda 26 de Maio. Estamos felizes por fazerem parte do nosso município abrilhantando nossos eventos e mostrando à população de Barreiras qualidade musical”, disse a secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar.