Semana da Água tem programação com ações sustentáveis em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo preparou uma programação especial durante toda semana em comemoração ao Dia Mundial da Água, que marca anualmente o 22 de março

Iniciando as atividades na última sexta-feira, 22, a equipe técnica da Secretaria, técnicos da Aiba e Abapa foram até a comunidade de Tabua da Água Vermelha para realizar o reflorestamento da nascente, que também já passou pelo processo de recuperação pelo método Caxambu. Os moradores participaram da ação coletiva, plantando mudas típicas do cerrado como Buritis, Embaúbas, Ipês, Ingazeiras e Jacarandás, que vão garantir um sistema de proteção da nascente.

Já na segunda-feira, 25, a Escola Municipal Professor Agostinho Porto na comunidade da Baraúna recebeu a palestra de educação ambiental “Água e Resíduos Sólidos”. Simultaneamente, mais de cem estudantes da Escola Municipal Paulo Freire recepcionaram a Secretaria de Meio Ambiente, colaboradores da Embasa e acadêmicos da Fasb, que acompanharam a culminância do projeto “Entre no clima do uso responsável”. Durante toda a manhã, os estudantes do 1º ao 5º ano, apresentaram exposições, paródias, acompanharam a palestra de educação ambiental voltada para o uso racional da água e participaram do concurso de desenhos, recebendo brindes de incentivo pelas entidades parceiras.

“Desenvolvemos o projeto ambiental durante todo o mês de março, falando do uso da água em casa, da importância de preservar as nascentes, do perigo da poluição nos rios e hoje realizamos a culminância com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Fasb e Embasa. Nossos estudantes prepararam tudo com dedicação e carinho, levando a mensagem de preservação aos pais e amigos”, disse a diretora da escola, Ivanete Gomes.

Nessa manhã de terça-feira, 26, foi à vez do Residencial Arboreto I receber as equipes de arborização. Mais de 30 mudas de Ipê Rosa, Ipê Branco e Cedro foram plantadas ao redor da praça de esportes que está sendo construída no residencial. Crianças e moradores acompanharam a instalação das grades de proteção e o plantio das mudas e, que futuramente deixarão a área mais arejada, com sombra e melhoria na drenagem de águas pluviais.

O coordenador municipal de educação ambiental e sustentabilidade, Ronaldo Ursulino, acompanha a programação e diz que “nessa semana, estamos realizando ações na zona urbana e rural, mostrando à sociedade que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania”.

Mas a programação ainda contará nesta quarta, 27, e quinta-feira, 28, com a recuperação da nascente no povoado da Barroca localizado no Rio Branco, e finaliza nesta sexta-feira, 29, com a oficina de planejamento das ações de educação ambiental para o projeto de preservação e recuperação de nascentes na região Oeste, instruindo os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas do campo.