Secretários Municipais discutem saúde do trabalhador e atividades do Cerest, em encontro na Secretaria Estadual de Saúde

Aconteceu nesta sexta-feira, 19, na sede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, em Salvador, o 6º encontro estadual com gestores municipais da saúde de municípios sede do Cerest – 2019, que reuniu representantes de nove cidades que possuem o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, esteve presente para falar sobre a produtividade do centro no município, analisar indicadores e estratégias para fortalecer as ações em favor da saúde do trabalhador junto aos órgãos estaduais.

As discussões foram enriquecidas com a presença de Rívia Barros, superintendente estadual da vigilância em saúde, Letícia Coelho, diretora estadual da vigilância em saúde do trabalhador, Kamille Serravale, coordenadora da gestão estadual da Rede e o chefe do gabinete da Sesab, Neuma Carneiro Araújo.

“Esse encontro é muito importante, pois norteia as ações dos municípios-sede do Cerest, elenca os avanços e os resultados alcançados, além de trazer o planejamento das novas ações em nível estadual dos Centros. É um momento de trocar experiências, também com os outros municípios, para mostrar o que vem dando certo, as adequações feitas ao longo do ano e planejar ações futuras”, destacou o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian.

O CEREST de Barreiras é um Centro Regional Especializado, na área de saúde do trabalhador, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS, nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores. Com sede em Barreiras, o CEREST abrange além da Capital do Oeste, outros 14 municípios.