Secretário de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento participa da reunião Técnica de Organização, Funcionamento e Planejamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento José Marques de Castro participou nesta quinta-feira, 09 de março, na Câmara Municipal de Barreiras da reunião Técnica de Organização, Funcionamento e Planejamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).

Este encontro foi realizado concomitantemente nos 27 territórios de identidade da Bahia, com o propósito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios.

O objetivo desta ação é promover o fortalecimento com estratégias e articulações para descentralizar as políticas públicas através dos SETAF’S e SEMAF’S para possibilitar a ampliação dos arranjos institucionais capazes de executar e monitorar estas políticas.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento de Barreiras “Esse trabalho de planejamento SETAFS/SEMAFS no território da Bacia do Rio Grande é de grande importância devido os enormes gargalos ainda enfrentados pela agricultura familiar local, tais como dificuldades de acesso ao credito, a programas como PENAE e PAA. Precisamos fazer com que as políticas cheguem ao agricultor familiar para que haja desenvolvimento com elevação da produção e produtividade nas diversas cadeias produtivas, proporcionando melhorias significativas na economia local”, falou José de Castro.

Segundo o Secretário Estadual de Agricultura Jerônimo Rodrigues “Hoje o Estado oferece uma série de serviços com um grande cardápio de projetos para alavancar a agricultura familiar de Barreiras e dos municípios do Território”.