Secretário de Agricultura realiza visita técnica aos produtores do Cinturão Verde em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras tem realizado de maneira contínua o acompanhamento técnico aos produtores da zona rural através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, dentro do Projeto Vale Produtivo que já alcançou a marca de mais 3.000 agricultores atendidos. Todas essas famílias vêm recebendo assistência técnica de engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas necessários para fomentar suas propriedades no que tange a produção e produtividades das principais culturas como milho, feijão, mandioca, pastagem, hortaliças, frutíferos e pequenas criações.

Em visita técnica, o secretário José Marques, acompanhado dos engenheiros agrônomos Inácio Macêdo e Alberto Amorim, visitaram a comunidade do Bezerro localizada na área do Cinturão Verde e acompanharam de perto as lavouras de milho transgênico, que tem sido uma proposta em parceria com a AIBA para inserção de tecnologia nas áreas de agricultura familiar do município. Para o produtor Janilson João da Silva, a colheita deste ano será satisfatória e agradece as intervenções da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras.

“Em 2020 nossa produção de milho não se desenvolveu, agora em 2022, graças a Deus e com todo esse suporte e apoio dos profissionais da Prefeitura, desde a avaliação do solo e orientação do controle de pragas durante o desenvolvimento dessa produção, teremos uma boa colheita. Nosso nível de produção está bem superior com relação às outras tentativas, nossa expectativa é colher uma média de 120 a 150 sacos de milho em nossa produção, nos possibilitando um lucro em torno de 12 mil reais”, destacou Janilson.

Da mesma alegria compartilha o agricultor rural Nelcino Neri de Souza, que há 70 anos sobrevive de suas plantações. Esse ano, a colheita do milho servirá para produção de ração para seu pequeno rebanho. “Só tenho a agradecer esse apoio da Prefeitura de Barreiras, o acompanhamento realizado tanto para mim quanto para os demais colegas da comunidade, foi fundamental. Irei colher pouco mais de um hectare de milho e irei transformar em ração para a criação de gado, uma vez que no período de seca o pasto fica pouco e a ração de milho ajuda muito”, pontuou Nelcino.

O Projeto Vale Produtivo foi implantado em 2017 e tem garantido aos agricultores familiares apoio e assistência técnica para a produção de alimentos. Conforme o secretário José Marques, esse aporte técnico em parceria com outras instituições, tem possibilitado ao agricultor familiar se aproximar de pacotes tecnológicos que buscam viabilizar suas produções e produtividades, melhorando sua renda familiar. “Para essa ação, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia contou com a parceria da AIBA que colaborou com a doação das sementes melhoradas geneticamente e de fato é visível as mudanças e os resultados significativos para essas comunidades que têm sido contempladas com esse projeto”, disse.

Dircom/PMB – 09.03.2022