Secretaria Municipal de Educação promove o primeiro reordenamento nas Unidades Escolares em Barreiras

Uma das prioridades da Prefeitura de Barreiras tem sido a educação, a administração municipal já entregou à população 48 escolas totalmente reformadas e requalificadas e com ampliações. Já as escolas municipais Alberto Amorim, na Vila Amorim, Carmosa Francisca, na Morara da Lua de Cima, Joaquim Neto, na Vila Brasil, Roberto Santos, em Barreirinhas e Francisco Joaquim de Lima, na Boa Sorte também estão recebendo reforma e requalificação estrutural. A Prefeitura está concluindo também a construção de mais três grandes escolas no Residencial São Francisco, Barreirinhas e Morada da Lua de Cima, bem como seis novas creches.

Dessa forma, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, e Lazer, está remanejando alunos que estudavam em prédios alugados ou em parcerias para as unidades de origem após as significativas reformas estruturais, garantindo a oferta de mais salas de aula, mais comodidade e qualidade no ensino para mais de 23 mil estudantes da rede municipal. A exemplo da Escola Betel que funciona em parceria, sendo Anexo da Escola Municipal Professora Cleonice Lopes, atendendo 160 alunos nas séries iniciais.

“No caso específico da Associação Betel, com o fim do termo de fomento financeiro a Administração Municipal está buscando ajustes técnicos contábeis para garantir que as turmas de 1º e 2º ano, com número de 25 alunos por sala, permaneçam funcionando na Betel, como Anexo da Escola Professora Cleonice Lopes, já as turmas de 3º ano retornam à sede da Escola. Solicitamos, inclusive, que este fato corrobore as expectativas e garantias do projeto Ler e Aprender, iniciada em 2008 com a parceria da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que até o momento está sendo considerado projeto piloto, sem que se tenha efetivado sua transposição para demais unidades de ensino”, pontuou a secretária Cátia Alencar.

A Secretaria Municipal de Educação comunica ainda que o reordenamento da rede vai prosseguir inevitavelmente, o que irá alcançar outras unidades em situação de locação ou parceria, haja vista a oferta de novos prédios e novas salas de aula construídas pela Prefeitura. Os alunos que atualmente estudam nessas unidades serão realocados em unidades municipais próprias, confirmando a responsabilidade da gestão com o uso dos recursos públicos e com uma educação de qualidade.