Secretaria de Saúde promove Fórum de Enfermagem e debate sobre “O protagonismo do profissional de enfermagem nos serviços de saúde”

Como parte da programação que comemora a Semana Nacional da Enfermagem, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (11), o Fórum “O protagonismo do profissional de enfermagem nos serviços de saúde”, visto como uma oportunidade de crescimento profissional, além de ser um momento de entrosamento entre estes profissionais que integram a rede municipal, e, promovido, acima de tudo, para valorizar a categoria que tem destacado o seu protagonismo, diariamente, em especial durante a pandemia do novo coronavírus.

O Fórum reuniu trabalhadores em enfermagem das unidades da Atenção Primária, ambulatoriais, unidades 24 horas, hospitalares e de urgência e emergência. Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; pela secretária de Saúde, Jamile Rodrigues e pela subsecretária, Juana Jamille, que destacaram a importância de cada um para as pessoas que procuram os serviços.

“Não podemos esquecer a problemática que vivenciamos durante a pandemia e como vocês demonstraram o tamanho que são. É importante lembrarmos disto quando realizamos um fórum como este. Quero trazer esse olhar de carinho, esse olhar técnico que o fórum proporciona quando traz informações para nos atualizar. Espero nesse momento dar o meu reconhecimento, o meu abraço pessoal em cada um de vocês. Eu sei o papel de um enfermeiro na vida de todos nós”, disse o vice-prefeito, Emerson Cardoso.

O Fórum contou ainda com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, como o Conselheiro do COREN/BA, Jeferson Alves Santana; das fiscais do COREN Subseção/Barreiras, Ana Cláudia Tolentino e Gleica Oliveira. Já os palestrantes do dia foram profissionais da rede municipal de saúde que dividiram conhecimento com o público.

As palestras tiveram como temas:  Vivência no serviço de enfermagem no laboratório de hemodinâmica; Aspectos Fundamentais da Assistência de Enfermagem Perioperatória; Atuação da equipe de enfermagem no atendimento de urgência à crise de ansiedade; Atuação e autonomia da enfermagem no trabalho de parto; Atuação da equipe de enfermagem frente às urgências na Atenção Primária.

“Começamos na segunda-feira com várias atividades em comemoração e homenagens, parabenizando e valorizando os profissionais que incluem enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras, e hoje a gente está fechando essa parte de educação continuada dentro do serviço com o Fórum. Amanhã, dia 12, teremos a Cerimônia de Gala, que vai homenagear diversos colaboradores. Nós fizemos uma campanha interna “Quem me representa na Enfermagem?”. O objetivo é também valorizar essa equipe que tanto contribui com a rede municipal de saúde”, finaliza a secretária Jamile Rodrigues.

A Cerimônia será realizada na Câmara de Vereadores de Barreiras, às 18h30. Serão homenageados trinta e dois profissionais da enfermagem.

Dircom PMB/ 11.5.2023