Secretaria de Saúde inicia as Pré-Conferências para elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 nos bairros de Barreiras

A primeira Pré-Conferência do Plano Municipal de Saúde com o tema: Saúde Humanizada teve início hoje, 19, no Centro Paroquial da Paróquia São Sebastião. Esse primeiro encontro envolveu moradores dos bairros de Barreirinhas, São Pedro e Morada Nobre.

Além dos moradores e funcionários da saúde desses bairros, o evento também contou com a presença do Secretário de Saúde, Tiê Araújo, da Vice prefeita Karlúcia Macedo, da primeira dama Marizete Bastos, representando o Conselho Municipal de Saúde, Noady Beatriz Barreto, da Subsecretária de Saúde, Larissa Barbosa, do Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Coronel Luiz Vidal e Assessor Especial Luiz Senna e da Secretária de Educação, Kátia Alencar.

“Essas pré-conferências mostrará o que realmente é necessário fazer, e buscaremos esses novos caminhos junto à população de Barreiras. É um momento oportuno, porque a nossa cidade recebe toda a região oeste e esses encontros ajudarão muito com as sugestões de uma saúde diferente para o nosso município”, destacou Karlúcia Macêdo.

A dentista Erika Almeida, conduziu a palestra sobre o Sistema Único de Saúde, da importância dessas conferências e deu início com base nas metodologias ativas, às rodas de conversas, que acontecerão em todos os encontros nos bairros de Barreiras, oportunizando a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil, da comunidade e de setores ligados a saúde. O uso desta metodologia propiciou um diálogo amplo entre a equipe de coordenadores da pré-conferência e os participantes. No final das discussões em grupo, foram eleitos quatro delegados, representando a comunidade desses bairros, que irão participar da Conferência Magna no dia 11 de agosto.

Para Tiê Araújo, Barreiras da um grande passo com a finalidade de promover a discussão junto à sociedade civil organizada sobre a solução de problemas apresentados pelo SUS e pela saúde pública de Barreiras.

“Abrimos hoje em Barreirinhas a primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde, passo que definirá junto com a população sobre os benefícios em relação à saúde pública. O Plano Municipal irá definir a trajetória de Barreiras pelos próximos quatro anos, e a participação de todos os moradores nesse primeiro momento é muito importante”, disse o Secretário.

Amanhã, 20, a Pré-Conferência acontecerá no auditório do CAIC, as 08h, no bairro Cascalheira, e contemplará os moradores dos bairros: CAIC, Barreiras I, Vila dos Funcionários, Vila Amorim, Arboreto I e II e o bairro São Francisco.