Secretaria de Saúde de Barreiras realiza reunião de planejamento para ações e serviços com médicos da Atenção Primária em Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada de toda população que busca diariamente nas unidades de saúde, ações que envolvem promoção, prevenção, proteção, cuidados paliativos, vigilância em saúde, dentre outros serviços da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Com foco nesse alinhamento de ações e serviços ofertados em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (8), uma reunião para tratar das metas a serem alcançadas neste ano, além de discutir propostas e melhorias para a rede da Atenção Primária.

Conduzida pela secretária Jamile Rodrigues, a reunião que aconteceu no Centro Jurídico da Unifasb contou com a presença dos 48 médicos que atuam nas Unidades de Saúde na sede e zona rural, também da coordenadora regional do Samu, Juana Jamile; do coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; e os demais profissionais que integram a rede de apoio da Atenção Primária do município.

A secretária falou da importância do trabalho em equipe para o sucesso das ações desenvolvidas em toda rede municipal, pontuando que o paciente busca ser acolhido de maneira humanizada nas ofertas disponíveis pela Atenção Primária, como o acesso a serviços básicos e preventivos, vacinação, consultas com médicos clínicos, serviços odontológicos, pré-natal e exames laboratoriais. Conforme Jamile Rodrigues, a proposta é realizar esse encontro mensalmente.

“Sabemos dos esforços da gestão municipal em ofertar uma saúde de qualidade para todos que procuram pelos serviços ofertados em Barreiras, alinhadas com o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora. Portanto, esse encontro foi uma oportunidade de estreitar ainda mais esse entendimento tendo como principal objetivo, um acolhimento e atendimento de qualidade para toda população. Aproveitamos o momento para explicar detalhadamente, como funciona a rede municipal de saúde. Buscamos também, estratégias para resolver os desafios que a rede possui, da metodologia e do protocolo da Central Integrada de Regulação e a solicitação de exames de maneira criteriosa”, ressaltou.

A secretária ainda discorreu sobre a importância de um atendimento voltado para os princípios da universalidade, acessibilidade, humanização e da equidade com os pacientes. As coordenações do Laboratório Municipal, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e a Central Integrada de Regulação (CIR), também estiveram presentes tirando dúvidas e esclarecendo as dinâmicas de atendimentos e prioridades.

Dircom/PMB – 8.3.2023