Secretaria de Saúde de Barreiras realiza ações integradas de prevenção e conscientização sobre as hepatites B e C na programação do Julho Amarelo

Saúde na Agenda chamou atenção da população de Barreiras para a programação do “Julho Amarelo”, que foi marcado pela realização de Ações Integradas de Saúde envolvendo a Atenção Primária à Saúde e as Unidades Especializadas do município. Nesta sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a programação de ações integradas, envolveu o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE Edgard Pita, as Unidades da Atenção Básica, o Centro de Especialidades Leonidia Ayres de Almeida e as Unidades Especializadas CAM e CEAH, que ofereceram testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C, Sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e teste glicêmico, coleta citopatológico do colo uterino, vacinação contra Hepatite B, Influenza, Covid-19 e dTpa (para gestantes), além de aconselhamento em rodas de conversa sobre sinais, sintomas das hepatites virais, diagnóstico, tratamento e prevenção.

As ações do Dia “D” aconteceram de forma simultânea na Praça do Conjunto Habitacional Barreiras I, Centro de Especialidades Leonidia Ayres de Almeida, Centro de Atendimento à Mulher, Centro Especializado de Atendimento ao Homem e Unidades de Saúde da Atenção Básica. Muitas pessoas compareceram para realizar os testes rápidos e receberam orientações sobre a hepatite viral, recebendo o resultado poucos minutos após a coleta sanguínea.

A subsecretária de Saúde, Juana Jamille, acompanhou as ações integradas, ressaltando que o município tem trabalhado para ampliar as ofertas de serviços de saúde e as ações desta sexta-feira, dinamizando o acesso da população às testagens para hepatites B e C, Sífilis, HIV e demais serviços.

“Ações como estas do “Julho Amarelo”, são de suma importância para os nossos munícipes, aumentando assim a oferta dos serviços de testagens, mas lembramos a nossa população que todas as unidades de saúde e o CTA/SAE, realizam durante todos os dias do ano, os testes rápidos. E neste sábado (29), seguiremos ofertando atendimentos especializados com a realização de atendimento oftalmológico, atendimento em ultrassonografia e atendimento cardiológico, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, assim como, a realização de cirurgias odontológicas no Centro de Especialidades Odontológica – CEO, intensificando assim o acesso de toda população à Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, disse Juana.

Hepatites B e C

Com o objetivo de erradicar as hepatites B e C como um problema de saúde pública até o ano de 2030, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu algumas estratégias globais como metas de prevenção, testagem e tratamento. A hepatite B é uma infecção viral que acomete o fígado, transmitida pelo sangue e secreções. Já a hepatite C, que também acomete o fígado, é transmitida, principalmente, por sangue contaminado no compartilhamento de seringas e materiais de higiene pessoal (lâminas de barbear, escovas de dente e alicates de unha). A melhor forma de prevenir é não compartilhar esses materiais, usar preservativo e manter o cartão de vacina em dia.

Dircom/PMB- 28.7.2023