Secretaria de Saúde de Barreiras realiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu diversas ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, 24. As atividades aconteceram no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre, e ofertou os serviços de verificação de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite e VDRL.

Uma palestra foi ministrada pelo médico responsável do Programa de combate à tuberculose, Dr. Walney Toledo que trouxe um pouco da história da doença, e apresentou toda a parte técnica ligada ao diagnóstico da tuberculose e sobre o funcionamento do Programa, acompanhado da enfermeira responsável pelo programa de tuberculose, Karen Nepomuceno.

A atividade contou com a presença do secretário e subsecretária de Saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues, respectivamente, da coordenadora do Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, Daniele Oliveira, demais enfermeiros e técnicos.

Em Barreiras, todas as unidades de saúde realizam o acompanhamento e o tratamento da doença, tendo a Unidade Leonídia Ayres como referência, a tuberculose tem cura e deve ser confirmada por meio de exames. Ressalta-se que a detecção e o tratamento precoce da doença são fundamentais para a cura e redução da transmissão para outras pessoas, em especial os de convívio regular. Atualmente, Barreiras possui aproximadamente 50 pessoas cadastradas dentro do programa, o tratamento dura no mínimo 6 meses e dependendo da forma clínica da doença, quando iniciado não deve ser interrompido.

“A Secretaria de Saúde, realiza continuamente ações educativas para chamar atenção da população para o diagnóstico precoce da doença. Esse é um processo que deve ser realizado em parceria com a população, a tuberculose é contagiosa, tem cura, mas ela mata, se não for diagnosticada precocemente. Então, pedimos a colaboração da população, caso tenha algum sintoma, procure uma unidade de saúde para investigar e receber o tratamento adequado. Estamos trabalhando para que a nossa população tenha saúde humanizada, integrada e inovadora”, disse o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença transmitida por meio de um bacilo que afeta principalmente os pulmões e que pode agravar-se sem diagnóstico precoce e tratamento adequado, levando até ao óbito. Quando não diagnosticada e tratada precocemente, a tuberculose evolui para o agravamento da condição do indivíduo.

A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (ao tossir, falar ou espirrar), por pessoas doentes e que não estão em tratamento. Os principais sintomas são o surgimento de uma tosse persistente, com ou sem a presença do catarro, que evolui para a perda acentuada de peso, febre no período da tarde e suor excessivo no período noturno.

Dircom/PMB 24.03.2022