Secretaria de Saúde de Barreiras promove treinamento sobre higienização e uso de EPI´s para servidores

A sexta-feira, 19, foi momento de compartilhar experiências, aprendizado e buscar sempre motivar os servidores da saúde dentro do projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora. Com esse foco, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador realizou um treinamento sobre higienização de mãos, ambientes, diluição de produtos químicos e utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s.

O treinamento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho reunindo servidores e auxiliares de serviços gerais que trabalham nas Unidades de Saúde, Hospitais, UPA 24h- Clarice Borges, Samu, Centro de Atendimento ao Homem, Centro de Atendimento à Mulher, Centro de Especialidades e Laboratório Municipal Leonídia Ayres, Centro de Controle a Zoonoses, Centro Parto Natural, Programa Idade Viva, Central Integrada de Regulação, Atenção Básica, COPIM, Ceproeste, CER II Anibal Barbosa Filho, Vigilância Epidemiológica e Centro de Atenção Psicossocial- CAPS II.

Na abertura, a subsecretária de Saúde, Juanna Jamile falou sobre o papel de cada servidor dentro das unidades, a importância de cuidar de si e do ambiente de trabalho, além da preocupação diária de manter a higienização.

“Esse momento foi preparado para vocês, servidores e auxiliares gerais de limpeza, pensando sempre no bem-estar de cada um, na proteção, na motivação e cuidado com a saúde. Aprender, reciclar conhecimentos e colocar isso em prática é muito importante e, com certeza ajudará na execução das atividades diárias”, destacou a subsecretária.

Na programação para o treinamento, o psicólogo do Hospital Municipal Eurico Dutra-HMED, Dr. Emanuel Messias preparou uma dinâmica de interatividade, chamando atenção das servidoras para a frase: O que você tem feito de sua vida? Os acadêmicos de Biologia da Universidade Federal do Oeste-UFOB inscritos no PET-Saúde acompanhados pelo professor Jonilton, também apresentaram resultados do estudo sobre a higienização das mãos, mostrando dados resultantes de análise microbiológica de uma mão suja e uma mão higienizada corretamente.

Finalizando o treinamento, a engenheira Laíse Bastos e a enfermeira Raiane responsável pelo controle de infecção do HMED, detalharam sobre a higienização de espaços, uso e diluição de produtos químicos, proteção de mãos e pés com os EPI´s.

“O nosso propósito é promover a segurança e saúde dos trabalhadores nos ambientes laborais, e esses treinamentos específicos contribuem para a qualidade de vida e bem-estar físico e mental dos profissionais. Além de tudo, essa é uma oportunidade de tirar dúvidas e interagir com a equipe”, destaca Laíse Bastos.

Campanha de Higienização das mãos – A preocupação da Secretaria de Saúde de Barreiras com a devida higienização e saúde do trabalhador também incentiva durante todo o mês de maio a Campanha de Higienização das Mãos, com a realização de palestras e atividades nas unidades de saúde. Na segunda-feira, 15, a equipe do Hospital da Mulher recebeu a equipe da Comissão de Infecção Hospitalar que repassou orientações aos profissionais de saúde. Na quarta-feira, 17, foi a vez dos servidores da UPA 24- Clarice Borges, receberem informações sobre o uso de adornos, EPI´s e boas práticas de higienização. Ainda nesta sexta-feira, 19, a atividade foi estendida para o Hospital Municipal Eurico Dutra.

Dircom/PMB- 19.5.2023