Secretaria de Saúde de Barreiras implanta Núcleo de Educação Permanente junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU

A Secretaria de Saúde de Barreiras implantou nesta terça-feira (15), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com objetivo de promover capacitações contínuas dos profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência em Barreiras e na região Oeste. As capacitações acontecerão por temáticas sempre que oportunamente, e se estenderá também às instituições de saúde públicas e privadas que serão parceiras do NEP.

O NEP do SAMU 192 Regional Barreiras/Ibotirama tem como responsável o enfermeiro da Base de Barreiras, Alex Cristiano. Dentro da dinâmica, todos os meses serão realizados treinamentos abordando conteúdos dentro da Portaria nº 2048 determinados para os Núcleos de Educação Permanente. Nesse primeiro encontro foi abordado o conteúdo “via aérea avançada com o uso do airtraq, salt e a passagem de cânula nasal”, com participação de médicos, enfermeiros, condutores socorristas, técnicos de enfermagem e integrantes da área da saúde de outros municípios.

“O NEP é mais um projeto que visa capacitar através de treinamentos, toda equipe da saúde que atua na urgência e emergência. Dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde, temos certeza que irá também contribuir na atuação desses profissionais no atendimento à população em situação de urgência, bem como na recuperação dos pacientes. Teremos também a parceria do público privado, onde o NEP irá contribuir no treinamento profissional, sendo realizado mensalmente”, explica Samara Barbosa, coordenadora do SAMU Regional.

No próximo mês, em setembro, a temática a ser trabalhada abordará as emergências psiquiátricas, com as palestrantes Sueli Kuroda Inoue, enfermeira; e Juana Jamile, subsecretária de Saúde.

Dircom/PMB – 16.8.2023