Secretaria de Saúde de Barreiras e Telessaúde Bahia capacitam profissionais da Atenção Primária com foco na saúde digital

Buscando sempre aprimorar e proporcionar ciclos de capacitação aos servidores da rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Barreiras em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Núcleo Técnico Científico do Telessaúde Bahia, durante os dias 20 e 21 promoveram palestras direcionadas aos médicos, enfermeiros e odontólogos das 49 Unidades de Saúde da Atenção Primária. Em pauta, o melhor aproveitamento das ferramentas digitais, programas e educação permanente através do portal e aplicativo Telessaúde.

Para apresentar os detalhes, as apoiadoras estratégicas do Telessaúde Bahia, Ticiana Ferreira e Adrielly Costa, apresentaram dados e acessibilidade dos programas Alerta Vermelho (cardiopatia congênita ou adquirida), Alerta Amarelo (combate à mortalidade infantil), teleconsultoria, teleducação, telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa (SOF) e outros, além da compreensão dos processos de organização do trabalho e maior resolubilidade dos atendimentos médicos.

“Somos na verdade facilitadoras nesse processo, onde incentivamos que os profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos acompanharem a plataforma, as webaulas, os programas e também mantenham contato com as equipes de apoio, para que estejam sempre atualizados das normas e procedimentos da SESAB e do Ministério da Saúde”, explicou a apoiadora do Telessaúde Oeste, Ticiana Ferreira.

Acompanhando os profissionais e equipes das Unidades de Saúde, o coordenador da Atenção Primária, Ari Donizete, destacou que a educação permanente é mais uma demonstração do compromisso que a gestão municipal tem de capacitar seus profissionais para atender a população cada vez melhor.

“A educação permanente em todos os setores da saúde tem sido priorizada, dando assim oportunidade de qualificação aos profissionais. Nesse treinamento, contamos com a parceria da Sesab com o Telessaúde Bahia, trazendo informações digitais e facilitadas de como acessar a plataforma que está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, seja por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis. Então, os profissionais puderam conferir como é simples e fácil tirar dúvidas e receber informações de forma clara, concisa e com base em evidência científica através do Telessaúde, sendo assim mais uma ferramenta para a proficiência das nossas equipes da Atenção Primária”, destacou o coordenador Ari Donizete.

Dircom/PMB – 21.9.2023