Secretaria de Saúde de Barreiras capacita profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Manejo Clínico e Acolhimento em Saúde Mental

Reconhecer o funcionamento, complexidades e acolhimento dos CAPS II e AD foram assuntos que movimentaram a Capacitação em “Manejo Clínico e Acolhimento em Saúde Mental na Atenção Básica à Saúde” promovido pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde. Centenas de profissionais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, participaram das palestras e bate-papo nesta quinta-feira (9), no auditório do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

Pela manhã, médicos e enfermeiros que atendem nas unidades básicas de saúde receberam informações sobre manejo clínico e acolhimento em saúde mental com a palestra do médico psiquiatra Dr. Thiago Borges, que acompanha pacientes no ambulatório do Centro de Saúde Leonídia Ayres e CAPS II. A psicóloga Graciele Fernanda também debateu assuntos relacionados ao acolhimento, qualidade de vida, principalmente inclusão social dos usuários e família.

À tarde foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, que estão no dia a dia mantendo o contato direto com as famílias e usuários da rede, muitas vezes identificando pessoas que sofrem com transtornos mentais, e que não estão em tratamento. O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Ari Donizeti, evidenciou o importante papel dos ACS na rede psicossocial.

“Todos os profissionais de saúde são essenciais nesse processo de atendimento na saúde mental, mas abro um parêntese para os nossos agentes comunitários de saúde, que são o elo entre a Atenção Primária de Saúde com a comunidade. Então essa capacitação, oferece uma ampla visão para nossos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde sobre os cuidados clínicos, abordagem, fluxo de atendimento, acompanhamento dos pacientes, as práticas e reabilitação, além de interagir com o médico psiquiatra e psicóloga do CAPS II, que faz essa abrangência de atendimento”, disse o coordenador Ari.

A coordenadora municipal de saúde mental, Denny Samper e equipe de atendimento do CAPS II e AD também participaram da capacitação. “ Essa vertente de aprendizagem por meio da capacitação, agrega valor ao nosso trabalho, facilitando assim nossa abrangência de atendimento às pessoas com transtornos mentais no município”.

Dircom/PMB – 09.06.2022