Secretaria de Saúde apresenta projeto de implantação da CIPA para as Unidades em Barreiras

A Capital do Oeste continua investindo em inovação, cuidados aos servidores e humanização da saúde. Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde realizou no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, uma reunião para apresentar a proposta de implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, nas Unidades de Saúde.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, participou da abertura do encontro que reuniu coordenadores, técnicos e servidores. As palestras foram conduzidas pela engenheira de segurança do trabalho, Laíse Bastos e a técnica de segurança do trabalho do CEREST, Irma Celma, que apresentaram detalhes sobre a CIPA, funcionalidades, processo eleitoral, segurança e as normas regulamentadoras para a implantação que acontecerá previamente nas três unidades: Hospital Municipal Eurico Dutra, Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h Clarice Borges).

Citando a importância da CIPA no ambiente de trabalho, a engenheira de segurança Laíse Bastos, explicou que as ações têm o objetivo de proteger o trabalhador de lesões, além de danos que podem colocar a integridade física e mental do funcionário em risco.

“Nosso objetivo é implantar a CIPA em etapas, nas unidades de média e baixa complexidade, alcançando todos os trabalhadores. Vamos iniciar o projeto piloto no Hospital Eurico Dutra, no CAM e UPA 24h, logo após a eleição dos membros da comissão. O objetivo é prevenir acidentes, doenças, e também observar, apontar e identificar medidas de melhoria para a saúde e segurança dos nossos trabalhadores”, explica a engenheira do trabalho.

A secretária Jamile Rodrigues destacou que a CIPA será mais uma ferramenta para ampliar os cuidados com os servidores da saúde. “Mais uma vez nosso município se destaca e será o primeiro no interior da Bahia a implantar a CIPA na Saúde. Na verdade, ainda são poucos municípios brasileiros que aceitaram o desafio, mas temos o planejamento de levar informações, os benefícios e buscar junto com nossos trabalhadores, as diversas formas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho. Já contamos com o projeto Cuidar de quem Cuida, que leva uma atenção diferenciada aos nossos servidores e agora teremos a implantação da CIPA. Seguimos cuidando, protegendo e valorizando sempre nossos trabalhadores da saúde de Barreiras”, finalizou a secretária.

DIRCOM/PMB – 8.2.2023