Secretaria de Planejamento realiza reunião com o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano

Teve início nesta segunda-feira, 24, as inscrições para o Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de restauração e modernização de prédios, monumentos históricos e espaços públicos de Barreiras. Após o lançamento do edital, a secretaria de Planejamento realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira, 26, na sede da Prefeitura, oportuno momento de escuta para esclarecimentos de dúvidas e apresentação do edital aos representantes do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano (NAU), uma associação civil, sem fins lucrativos, composta exclusivamente por arquitetos e urbanistas.

A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, acompanhado da diretora de Cultura, Emília Moreno; subdiretor de Cultura, Humberto Junior; e dos coordenadores técnicos do Concurso, Marcus Penalber e Chaliny Amorim; onde passaram o cronograma de execução das etapas do concurso, bem como informações das condições para participação, documentação, premiação e os lotes para a criação dos projetos.

Representando o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano (NAU), a vice-presidente Marianne Campos, destacou a relevância do concurso para a classe. “Os arquitetos se mostraram interessados em participar do concurso, é algo novo em Barreiras e desafiador. Foi muito importante essa primeira reunião após o lançamento do edital, demonstrando o compromisso da Prefeitura na transparência e lisura do processo, principalmente, em fazer com que os arquitetos participem e executem seus projetos. É uma oportunidade de novos potenciais serem descobertos, tem muita gente com ideia boa e não tem a oportunidade, o momento é esse”, destacou.

O vice-prefeito e secretário de planejamento, afirmou a importância da participação dos arquitetos desde o início do processo. “Essa reunião de alinhamento e apresentação do edital para o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano foi muito importante pelo entendimento que temos da participação da classe desde o início do processo de lançamento do edital. Queremos que eles tenham todo o entendimento de como serão as etapas do concurso”, afirmou Emerson Cardoso, ressaltando que o desejo da gestão é de ouvir os que amam, residem e trabalham na nossa cidade, sobre o sentimento e a história de Barreiras.

“É muito importante trazermos a legitimidade e o sentimento de pertencimento em cada um desses monumentos históricos. Nossa expectativa é realmente surpreender a Barreiras, trazendo não só a ciência, mas, o coração dos nossos arquitetos”, finalizou.

Dircom/PMB 27.01.2022