Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Codevasf, realiza repovoamento com 40 mil alevinos nos rios de Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em conjunto com a 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através da Gerência de Revitalização de Bacias Hidrográficas, sediada em Bom Jesus da Lapa, realizaram durante esta quinta-feira (3) um peixamento com 40 mil alevinos no Rio Grande, Rio de Ondas e Rio Ribeirão Boa Sorte. O Rio Grande recebeu 15 mil alevinos, o mesmo quantitativo foi lançado no Rio de Ondas, já no Rio Ribeirão Boa Sorte foram 10 mil. Em todos os pontos de soltura foram introduzidos peixes da espécie piau verdadeiro e curimatã.

A atividade foi acompanhada de perto pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, pelo educador Ambiental, Ronaldo Ursulino, a médica veterinária da Codevasf, Walkyria Antunes, o assistente técnico em Piscicultura, Rodrigo Souza e pelo analista em Desenvolvimento Regional, David Mascarenhas. A produção dos alevinos foi realizada pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique/BA.

“Esse trabalho realizado pela Codevasf faz parte do programa de revitalização das bacias do Rio Grande e afluentes do Rio São Francisco e, nessa parceria com a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estamos realizando o repovoamento desses três rios no dia de hoje com a intenção de reintegrar a nossa bacia com peixes nativos”, disse o assistente técnico em Piscicultura da Codevasf, Rodrigo Souza, que ainda destacou o processo que acontece até a soltura dos alevinos nos rios.

“Um dia antes da viagem, nós realizamos a captura dos alevinos e deixamos em jejum por 24h, colocamos em um saco com água e oxigênio cerca de 10 litros de água e o restante, aproximadamente 15 litros de oxigênio. A partir daí, no momento da soltura, acontece a aclimatação que é a adaptação do peixe ao novo ambiente de água do rio”, finalizou.

De acordo com o secretário e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Demósthenes Júnior, essa ação foi possível através do Termo de Cooperação Técnica firmado com a Codevasf. O acordo tem como finalidade desenvolver projetos de recuperação hidroambiental, com o objetivo da conservação de água e solo e, o peixamento foi um dos projetos previstos.

“Há três meses realizamos o repovoamento com 20 mil peixes nativos nas margens dos Rios Grande, de Ondas e Ribeirão Boa Sorte, hoje, nesta segunda etapa, são 40 mil alevinos da espécie curimatã e piau. Vale destacar que essa ação também tem o cunho econômico, tendo em vista que às comunidades ribeirinhas também vivem da pesca artesanal para complementar a renda”, destacou Demósthenes Junior.

Dircom/PMB – 04.02.2022