Secretaria de Educação e Instituto Caturama promovem discussão sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação de Barreiras, o Instituto Caturama e a Clinica Aliz estarão promovendo nesta próxima sexta-feira, 06, atividades relacionadas à apresentação do projeto Núcleo de Educação Multidisciplinar–NEM e a palestra: “Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem”, no Centro Cultural Rivelino de Carvalho.

O encontro vai reunir gestores escolares, coordenadores educacionais, psicopedagogos, cuidadores e professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE, que atuam na rede municipal de ensino. Durante a manhã, serão discutidos os problemas de aprendizagem que afetam negativamente a vida escolar, familiar, social e psíquica de muitas crianças e adolescentes, causando sofrimento e perda de autoestima. Também será debatida a relação com os pais e cuidadores desses estudantes, que também sofrem, sentindo-se impotentes frente às dificuldades da criança.

“Os estudantes que têm transtornos e dificuldades, eles precisam ser observados com mais calma pelos professores. Vamos implantar esse projeto permanente no AEE, e acompanhar com uma equipe pedagógica as escolas e o atendimento especializado, que estará sendo auxiliado pelo Núcleo de Educação Multidisciplinar- NEM”, disse a secretária Cátia Alencar.

Na pauta, os profissionais do Instituto Caturama e Clinica Aliz apresentarão os entraves no processo de aprendizagem, incluindo metodologia de ensino inadequada às necessidades da criança, fatores de ordem emocional e/ou dificuldades de aprendizagem secundárias a outros quadros diagnósticos. Também serão discutidas as dificuldades de aprendizagem em crianças com síndromes genéticas, transtornos do espectro autista, transtornos psiquiátricos, deficiência intelectual e patologias neurológicas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).