Secretaria de Educação de Barreiras e FTD debatem metodologias pedagógicas para Educação Infantil

O compromisso com a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino é uma das metas educacionais da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Levando informação e planejamento pedagógico aos professores, em parceria com a Editora FTD, está sendo realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho, a 1ª Formação Continuada da Educação Infantil 2022 com o tema “Os trilhos de uma construção”.

O encontro acontece na quadra poliesportiva da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo e reúne mais de 400 educadores e coordenadores da educação infantil, que durante os três dias, debaterão as novas metodologias para atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos, estratégias de aprendizagem, articulação da proposta curricular, planejamento do sistema SIM, oficinas com materiais da FTD, compromisso com a inclusão e implantação do guia “educar para o mundo”.

Na abertura da Formação continuada compareceram a secretária de Educação, Gabriela Nogueira, a subsecretária Cátia Alencar, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz e a subdiretora de educação infantil, Kely Wanessa Bonfim, além da equipe de consultores da FTD. Em sua fala, a secretária de Educação ressaltou que a gestão municipal investe progressivamente na melhoria da qualidade de ensino.

“Com a implantação do sistema SIM da FTD, nestes últimos quatro anos, temos acompanhado melhores resultados com todas as crianças da rede municipal. Os professores queriam um material de aula mais completo e dinâmico, assessoria e capacitação mais focada, porque sentimos que a cada ano, as crianças estão mais espertas, têm acesso a inúmeras fontes de informação, e a escola precisa acompanhar esse ritmo, andar na mesma velocidade deles. Por isso, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação oferece aos docentes, através do SIM, material sempre atualizado e capacitação permanente”, avaliou Gabriela Nogueira.

A facilitadora da FTD, Viviane Ventura interagiu com os participantes, destacando a importância do diálogo com os educadores e equipe de gestão, coletando sugestões, observando práticas pedagógicas aplicadas. “Estamos acompanhando de perto o desempenho da educação infantil de Barreiras, após a implantação do Sistema SIM da FTD. Essa parceria de 4 anos com a Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Educação tem fomentado resultados significativos do ponto de vista das melhorias pedagógicas”, disse.

A capacitação segue a programação de palestras e debates até quinta-feira (09), finalizando com a formalização de compromisso com a inclusão, voltada para necessidade de tornar a educação acessível para todos os perfis de crianças.

Dircom/PMB 08.06.2022