Secretaria de Educação de Barreiras apresenta unificação do calendário escolar 2020 e entrega prêmio das escolas destaque no JEB

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, divulgou na tarde desta quinta-feira, 07, o calendário escolar para o ano letivo de 2020, elaborado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Pedagógicas do Município e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Garantindo os 200 dias letivos, as aulas começarão no dia 6 de fevereiro e encerrarão em 16 de dezembro de 2020.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, reunindo gestores escolares, professores de toda rede, técnicos de educação e equipe pedagógica. A secretária de educação salientou que a maior novidade do calendário escolar é a organização dos feriados prolongados, sábados letivos interativos, agenda de atividades pedagógicas, culturais e artísticas.

“A Rede de Ensino Municipal funciona integrada, por isso fizemos proposição ao calendário, reunindo toda a categoria para opinar sobre as propostas que seriam enviadas ao Conselho Municipal de Educação, e para nossa grata surpresa, 94% dos professores votaram e aprovaram no calendário unificado, com agenda extracurricular, sábados letivos destinados às festividades e atividades culturais nas escolas. Assim garantimos os 200 dias letivos, contando ainda com o recesso de junho e a semana do saco cheio em outubro, ou seja, um calendário bom para os professores, estudantes e famílias”, disse a secretária de educação Cátia Alencar.

Durante a apresentação do calendário escolar 2020, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz ainda mostrou as proposituras da agenda de atividades extracurricular com eventos esportivos, culturais e pedagógicos como a Festa Literária de Barreiras (FLIB), os Jogos Estudantis Barreirenses (JEB), Desfile de 07 de Setembro, o lançamento dos Jogos da Mente e o Festival Artístico Estudantil Barreirense (FAEB). Outro ponto citado foi o fortalecimento das avaliações de aprendizagem realizadas através dos simulados, que se tornou uma ferramenta para sintetizar os dados da educação.

Premiação Geral do JEB
Aproveitando o encontro, as três escolas campeãs na pontuação geral dos Jogos Estudantis Barreirense foram premiadas. Nessa primeira edição, mais de 3.000 estudantes foram envolvidos em competições individuais e coletivas, sendo o destaque de 1º lugar para a escola municipal Santa Luzia, localizada no povoado de Rio de Pedras. O diretor Uilson Melo Barbosa emocionado recebeu o troféu das mãos da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e secretária Cátia.

“Toda a comunidade escolar de Rio de Pedras está comemorando essa conquista. Somos uma escola do campo, mas com estudantes dedicados e que buscaram no dia a dia superar todos os desafios e foram fortes nas competições. Agradeço o reconhecimento da Secretaria de Educação, e estendo meus agradecimentos a cada criança e adolescentes que tornaram realidade esse prêmio, no ano que vem estaremos ainda mais preparados”, garantiu o diretor.

O Colégio Municipal Eurides Sant´Anna ficou com o 2º lugar na classificação geral e a diretora Angela Dillenburg recebeu a premiação. Com o 3º lugar, o Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho foi representado pela diretora Neuma Araújo.