Secretaria de Educação aplica provas de avaliação diagnóstica do SAEMB para todos estudantes da rede municipal de ensino, em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta (27) e sexta-feira(28), a aplicação de mais uma avaliação diagnóstica do Sistema de Avaliação da Educação do Município – SAEMB. Essa atividade faz parte do planejamento pedagógico da Secretaria, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes em toda rede municipal de ensino relacionada às habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em consonância com a Proposta Curricular da Rede.

Este ano, o SAEMB foi aplicado em 58 escolas, localizadas na sede e no campo, que ofertam o Ensino Fundamental I e II. No primeiro dia de aplicação, estudantes de 1º ao 5º ano responderam as provas de Escrita e Leitura; já para os alunos do 6º ao 9º ano, as provas aplicadas foram de Língua Portuguesa, Produção textual, Geografia, História e Linguagens.

Já no segundo dia, as turmas do 1º ao 5º ano fizeram as provas de Matemática e Leitura, e as turmas de 6º ao 9º ano responderam às provas de Matemática e Ciências da Natureza. No total, estão sendo avaliadas 421 turmas do 1º ao 5º ano e 283 do 6º ao 9º ano, totalizando a participação de 18.251 estudantes.

Em atenção à Educação Especial Inclusiva, a Secretaria de Educação teve o cuidado em fazer adequação no material a ser aplicado, assim como orientar quanto à aplicação e o direito do estudante ao ledor e intérprete em casos de surdez, bem como, a utilização dos recursos de acessibilidade como: prancha, lupas, régua ampliadora, plano inclinado, adaptadores para lápis e outras ferramentas de auxílio.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz, ressaltou a importância da realização dessa avaliação no município. “A avaliação do SAEMB já vem sendo realizada anualmente na rede municipal de ensino, e esse momento ímpar serve para que tenhamos com mais clareza e consistência, o perfil dos nossos educandos, a fim de estabelecer estratégias para sanar as dificuldades e tudo que não corresponda aos resultados almejados”, disse.

Dircom/PMB- 28.4.2023