Secretaria de Assistência Social leva ações itinerantes para localidades distantes na zona rural de Barreiras

Garantir o acesso aos serviços de assistência social aos cidadãos tanto da sede quanto da zona rural do município é um desafio que requer empenho por parte das equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Prova disso foi a ação itinerante realizada nesta quinta-feira (4) e que levou 11 profissionais da Secretaria a percorrerem 320 km de distância até as comunidades de Vila III, Vila IV e Nova Esperança. Embora estejam após Luís Eduardo Magalhães, as três localidades estão na área do CRAS Cerradão, que funciona atualmente anexo ao CRAS VI, na Vila Brasil.

“É prioritário que a proteção social seja garantida a todos os cidadãos. Nossas equipes são extremamente comprometidas e não medem esforços para chegar às localidades mais distantes, oferecendo apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos”, destaca a secretária da pasta, Dicíola Baqueiro.

Dentre os atendimentos ofertados naquelas comunidades destaque para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), acolhida, orientação sobre direitos socioassistenciais, encaminhamento para aquisição de documentos pessoais, acesso a benefícios, Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Carteirinha do Idoso, Passe Livre, Cadastro de cesta básica e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, a equipe do Cadastro Único (CadÚnico) fez a inclusão, atualização e orientação a respeito do serviço do Governo Federal que concentra um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. “O propósito destes atendimentos in loco nessas comunidades que ficam muito distantes de Barreiras é justamente facilitar a acessibilidade dessas famílias aos serviços do CRAS e do CadÚnico”, explica a coordenadora do Programa Bolsa Família, Adriana da Silva.

Dircom/PMB – 05.05.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo