Secretária de Assistência Social e Trabalho acompanha mobilização dos CRAS e CREAS durante campanha de enfrentamento ao trabalho infantil

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil comemorado no último dia 12 de junho, a Prefeitura de Barreiras, através das equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, abriu as discussões que acontecem durante todo o mês, sobre a importância de orientar e sensibilizar a população, com distribuição de materiais impressos educativos que apresentam dados e os riscos da exposição de crianças e adolescentes no trabalho forçado.

No sábado,12, os servidores colaborativos dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV, entregaram  os panfletos no Centro de Abastecimento, chamando atenção para o tema “Criança não deve trabalhar, Infância é para sonhar”. Agora, durante as próximas semanas, as ações de conscientização estarão sendo divulgadas nos equipamentos socioassistenciais.

Na manhã de segunda-feira, 14, a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo e a subsecretária Carmelita Pimentel visitaram o CREAS e os CRAS I, II, III, IV e V, para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas equipes técnicas. “Nossa campanha foi adaptada para a pandemia, mas ainda buscamos conscientizar e sensibilizar toda comunidade sobre os riscos que estão expostas nossas crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Toda nossa rede socioassistencial está preparada para ajudar e acompanhar os casos, sabemos que diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo Coronavírus, muitos pais obrigam seus filhos irem para rua, mas estamos juntos nessa campanha, e pedimos que as pessoas liguem e denunciem”, disse a secretária Karlúcia.

Os equipamentos estão decorados com as cores e o símbolo do Cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. A secretária Karlúcia explicou que a campanha reforçada ao longo de todo mês conta com a parceria do Conselho Tutelar e Ministério Público, que participam da fiscalização no combate ao trabalho infantil.

As denúncias das situações de trabalho infantil podem ser feitas por toda a população através do Disque 100, ou junto ao plantão do Conselho Tutelar do Município pelo número (77) 99952- 1640.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo