Secretaria de Assistência Social de Barreiras oferece acolhimento aos moradores em situação de rua através do Centro Pop

Em 2020, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, continua realizando o acolhimento aos moradores de rua no Centro Pop, onde são oferecidos oficinas profissionalizantes, encaminhamento para atendimento médico e psicológico, acompanhamento social, alimentação e encaminhamento à cidade de origem, caso solicitado pelo usuário. Albergues e casas de acolhimento, que são parceiras do Centro, oferecem a pernoite durante o período chuvoso.

“Aqui nós temos também uma preocupação em promover a autonomia do usuário, os dependentes químicos também são encaminhados espontaneamente às atividades de reabilitação ofertadas na rede municipal de assistência social e saúde, especialmente através da parceria com o CAPS AD do município”, esclarece a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

Nesta quinta-feira, 23, a equipe técnica participou de uma capacitação com servidores da agência do INSS de Barreiras com o objetivo de dinamizar os encaminhamentos de benefícios e aposentadorias dos moradores que possuem o direito. “Além do INSS, trabalhamos em parceria com outros órgãos importantes como Defensoria Pública, SAC, Justiça Eleitoral, Receita Federal, dentre outros. Hoje especificamente, nós queremos desenvolver estratégias para dar celeridade a este serviço que é muito importante para os nossos usuários”, disse Fernando Azevedo, coordenador do Centro Pop.

Desde 2019, o Centro Pop funciona em nova sede na Avenida Ahylon Macêdo, com amplo espaço, novo mobiliário e instalações adequadas para alimentação, cultivo de verduras e hortaliças, além de dinâmicas de grupo.