Secretaria de Assistência Social de Barreiras adere à campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e promove atividades online

O combate ao trabalho infantil tem sido uma das prioridades desenvolvidas pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e equipamentos socioassistenciais. Para reforçar as atividades em prol dessa luta, Barreiras aderiu a campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil lembrado no dia 12 de junho, mas que neste ano será desenvolvida de forma online e nas redes sociais.

Em 2020, a proposta da campanha é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, as ações estão alinhadas à iniciativa global da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A secretária de assistência social, Adriana Batista de Sousa explicou que devido a impossibilidade de realizar eventos e visitas direcionadas, a Secretaria de Assistência Social está veiculando um card publicitário e um vídeo explicativo, chamando a atenção da população para a proteção das crianças e adolescentes.

“O 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e conjuntamente com o Conselho Tutelar, CMDCA, PETI, CREAS, Conselho Municipal de Assistência Social, Selo Unicef e todos os CRAS, estaremos divulgando essa campanha. Juntos precisamos levar essa mensagem, para que nossas crianças e adolescentes tenham direito de estudar, brincar e viver tranquilamente, sem serem expostas ao trabalho nessa fase de desenvolvimento”, disse a secretária.

O gestor de fundos da Secretaria, Ailton José, lembrou que os impactos socioeconômicos da pandemia potencializam as vulnerabilidades de muitas famílias, e que as pessoas podem denunciar o trabalho infantil.

“Precisamos de maior proteção a essa parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus. Muitos adultos obrigam as crianças que estão em casa durante a quarentena a vender produtos na rua, a ajudar nos serviços pesados e expõem esses infantes em diversas situações, então disponibilizamos telefones para denúncias”, ratificou Ailton José.

Ações online

A secretária Adriana ainda divulgou que dentro da programação nacional, na sexta-feira (12), será transmitido um webinário nacional (seminário virtual), pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho no Youtube. O evento conta com o apoio do Canal Futura e vai debater questões como o racismo no Brasil, os aspectos históricos, os mitos, o trabalho infantil no contexto da Covid-19 e os desafios da temática pós-pandemia.

Além disso, nas redes sociais serão exibidos 12 vídeos com histórias de adultos que trabalharam na infância e hoje percebem os impactos negativos desta experiência. A série, intitulada “12 motivos para a eliminação do trabalho infantil” será divulgada a partir do dia 15/6.

Disque Denúncia em Barreiras

Para denunciar situações de trabalho infantil ou qualquer abuso contra crianças e adolescentes, estão disponíveis os telefones:

Disque 100 ou Disque Direitos Humanos é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos 24 horas, que funciona todos os dias da semana.

Conselho Tutelar 3613-5510

Plantão do Conselho Tutelar (77) 9.9952-1640