Saúde Humanizada: Unidades da rede municipal de saúde entram no clima de São João

Na semana em que se comemora o dia de São João, padroeiro de Barreiras, as unidades de saúde não podiam ficar de fora do clima junino. Com o objetivo de proporcionar bem-estar e descontração entre os pacientes e servidores, a equipe da Atenção Primária em Saúde – APS lançou o desafio para premiar a unidade básica de saúde melhor caracterizada dentro da temática. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e as restrições para eventos comemorativos, os pacientes que buscaram atendimento, nesta quinta-feira, 24, elogiaram a iniciativa e a qualidade dos serviços prestados.

“Estamos passando as festas em casa, chegar aqui e ver o ambiente todo decorado me deixa muito feliz, está muito bonito. Além disso, os funcionários sempre são simpáticos, hoje fui muito bem atendida”, disse a moradora do Loteamento São Paulo, Elzi Brito, que procurou a Unidade de Saúde da Família Dr. Eduardo Medrado.

A adesão à programação é voluntária e os participantes serão premiados com um café da manhã típico. A motivação, criatividade, envolvimento e caracterização da equipe serão parte dos critérios de avaliação, que também leva em consideração a melhoria dos indicadores da atenção básica. Segundo a coordenadora da atenção básica, a ação junina tem perfil motivador com foco na troca de experiências entre as equipes multiprofissionais, a valorização do trabalho em equipe e das relações interpessoais.

“Neste primeiro quadrimestre de 2021 já conseguimos superar as nossas metas em seis dos sete indicadores da atenção básica, quando comparados ao último quadrimestre de 2020. Seguimos na luta para alcançar a meta em todos os sete indicadores. Todo esse resultado vem sendo obtido com o empenho dos profissionais e do acompanhamento da equipe de gestão da atenção básica junto às unidades”, destacou Zayra Vidal, coordenadora da Atenção Básica.