Saúde Humanizada – Prefeito Zito Barbosa inaugura Unidade de Saúde da Família no Conjunto Habitacional Barreiras I

Seguindo com as ações de fortalecimento da rede de atenção básica do município, com foco nos objetivos do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, inaugurou mais uma Unidade de Saúde da Família nesta sexta-feira (8), no Conjunto Habitacional Barreiras I. O secretário de Saúde, Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues, acompanharam a inauguração. Uma média de oito mil pessoas terão na Unidade de Saúde da Família Maria Santana Macedo Santos Oliveira, atendimento médico, odontológico, acompanhamento de pré-natal, regulação de procedimentos, além de sala de curativos, de vacinação, fraldário e sala de acolhimento.

O ato solene foi prestigiado pela primeira-dama Marisete Bastos, vice-prefeito Emerson Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, também pelos vereadores: Alcione Rodrigues, Ben-Hir Aires, Eurico Queiroz, Hipólito dos Passos, João Felipe, Rodrigo do Mucambo, Silma Alves, Valdimiro José e Yure Ramon; assim como o coordenador da Atenção Básica Ari Donizete, as coordenadoras das Unidades de Saúde IX e X, Jéssica Karine e Jeane Rego, além de dona Flaviane Santos, filha da homenageada, que leva o nome do novo equipamento de saúde.

“Que alegria, que honra e muita gratidão de poder compartilhar esse momento com vocês, essa homenagem deixa toda família emotiva, porque minha mãe, dona Santana, foi uma das fundadoras desse bairro e ajudou inúmeras pessoas. Morreu precocemente aos 40 anos, mas deixou esse legado de um coração acolhedor, de companheirismo, tranquilidade e sempre solícita para ajudar e atender todos em sua volta, por isso, muito obrigada pela homenagem”, destacou Flaviane.

Atualmente, o município de Barreiras tem 80,59% de cobertura da Atenção Básica, no início de 2017, essa porcentagem era apenas de 39%. Para o secretário, esse resultado positivo é devido à atenção prestada na saúde municipal, que contempla tanto a cidade quanto a zona rural. “Esse, com certeza, é um momento importante e significativo, essa unidade foi construída em mais de 470 metros quadrados e atenderá de segunda a sexta-feira uma média de oito mil pessoas. Nosso objetivo é que todos tenham acessibilidade direta e com qualidade no atendimento”, pontuou Melchisedec Neves.

Conforme o prefeito Zito Barbosa, o momento que entra para a história da Capital do Oeste faz parte do planejamento de gestão, tendo sempre como base o cuidar das pessoas do município, contemplando além da saúde, também todas as demais estruturas que interferem positivamente no bem-estar da população.

“Essa é uma obra muito importante, estamos inaugurando hoje a 8ª Unidade que irá beneficiar as comunidades do Barreiras I, São Sebastião, São Matheus e Vila Rica. Que nesta Unidade todos venham ser acolhidos e atendidos com muito carinho, mostrando que nossa saúde é realmente humanizada. Um dos nossos objetivos era avançar na área da saúde porque quando assumimos tinha pouco mais de 30% de cobertura da atenção básica e hoje ultrapassamos 80%, nossa meta é aproximar até o final deste ano em 100% de cobertura. Temos ainda um desafio muito grande, mas com o apoio da Câmara de Vereadores, dos secretários e demais servidores municipais vamos seguir avançando muito mais em todos os quesitos, para cuidar cada vez mais da saúde da nossa população”, declarou Barbosa.

A solenidade também contou com a presença do professor Thiago Ribeiro, do professor e diretor do Centro de Ciências Sociais e Biológicas, Rafael Simões, ambos representaram a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); também da presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Silva Vieira e Tehonya Lanusa; além de lideranças locais, secretários, subsecretários e equipes que compõem a Unidade de Saúde da Família Maria Santana Macedo Santos Oliveira.