Saúde Humanizada: Famílias Indígenas recebem atendimento médico e odontológico em Barreiras

Famílias inteiras da Tribo Kiriri, localizada no CTI da Codevasf, distante cerca de 20km da sede do município, receberam uma atenção especial pela Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, com oferta dos serviços da rede de Atenção Básica. Uma estrutura de atendimento móvel foi montada nesta quinta-feira (24), na sede da Tribo para atender crianças, adultos e idosos.

Antes dos atendimentos médico e odontológico, a vacinadora Gisleide Galvão, a nutricionista Joceli Santos e a dentista Keila Rêgo, bateram um papo descontraído com as famílias, falando da importância da boa alimentação, da caderneta de vacinação atualizada e a maneira correta de realizar a higienização bucal. Dona Maria Jesus, é mãe do pequeno Raoni de 4 anos, ela sabe da importância de realizar a escovação correta dos dentes e recebeu elogios do cirurgião dentista Newton Garcia, que realizou os atendimentos odontológicos.

“Estou sempre de olho na escovação dele, principalmente após as principais refeições e quando ele come doces. Manter essa disciplina constante é fundamental, contribui inclusive para toda saúde do corpo. Agradecemos muito essa atenção no dia de hoje e na Unidade de Saúde do Tatu que é onde fazemos nosso acompanhamento diário”, disse dona Maria.

As consultas médicas foram realizadas pelo Dr. Fernando Garcia. Na oportunidade, foram disponibilizados também a realização de testes rápidos de H.I.V, Glicemia, Hepatite B e C, Sífilis, atualização do cartão de vacinas, aferição da pressão arterial e ainda entrega de kits de higiene bucal e de medicamentos quando necessário aos pacientes.

Presente no evento, o secretário Melchisedec Neves, que esteve acompanhado da subsecretária Jamile Rodrigues, falou desse cuidado que acontece nas Unidades de Saúde tanto na cidade como na zona rural, principalmente com o apoio da Unidade Móvel que percorre áreas mais distantes da sede. “A população indígena precisa de um cuidado especial, dessa maneira a Prefeitura de Barreiras ofertou de maneira pontual, os serviços primários de atenção à saúde, atendimento médico, odontológico, vacinação, testes rápidos, os cuidados com a saúde bucal e nutricional. Agradecemos toda essa atenção realizada com a Tribo Kiriri e o apoio de toda equipe que compõe a Unidade Móvel, responsável pelo atendimento em diversas comunidades rurais”, destacou o secretário de Saúde.

A ação também contou com a presença do coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; coordenadora da Saúde Bucal, Erika de Almeida; coordenadora da Unidade Móvel, Andrea Rodrigues; demais enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

Dircom/PMB – 24.03.2022