Saúde: Equipe da Central de Abastecimento Farmacêutico realiza palestras sobre o uso racional de medicamentos, em Barreiras

Nesta sexta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde através da Equipe de Farmacêuticos da Rede, realizará ao longo desse mês uma série de palestras com o objetivo de promover a conscientização e as boas práticas alertando para os riscos que podem ser causados à saúde pela automedicação e pela ingestão inadequada de remédios.

De acordo com a farmacêutica e coordenadora da CAF, o uso inadequado de medicamentos pode causar reações adversas à saúde, intoxicação, dependência e efeitos adversos. Durante esta quinta-feira (4), todas essas explicações foram compartilhadas com os integrantes do Projeto Idade Viva em uma atividade que contou com a parceria da Universidade Federal do Tocantins através do Projeto da Universidade da Maturidade (UMA), dentro do tema Educação Intergeracional. Na oportunidade, foi apresentada qual a melhor maneira de tomar os medicamentos, o descarte correto e outras questões que envolvem essa temática.

“Esta Campanha é realizada há mais de 20 anos em todo País, com o intuito de promover bem-estar e saúde equilibrada através do uso correto de medicamentos. Pensando em sensibilizar a população para essa questão, os farmacêuticos da rede promoverão encontros para levar essa mensagem, de caráter informativo, quanto ao uso indiscriminado de medicamentos e os riscos à saúde causados pela automedicação”, ressaltou Érica Lacerda.

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, sexta-feira (5), a palestra será realizada na sede da Farmácia Cidadã I, em Barreirinhas. A farmacêutica Layanne Marinho conduzirá as atividades no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e no Centro de Atendimento Psicossocial I. Já na quarta-feira (10), a equipe da CAF estará no Hospital Municipal Eurico Dutra. A farmacêutica Hellen abordará o tema no Centro de Atendimento Psicossocial II Álcool e outras Drogas. As ações se estenderão ainda na Farmácia Cidadã II, localizada no Centro Histórico, na quarta-feira (17), com roda de conversa entre os pacientes.

Descarte Consciente – No mês de abril, a Prefeitura de Barreiras implantou na sede da Farmácia Cidadã I, o Consultório Farmacêutico e o Projeto Descarte Consciente. Esses dois serviços de atendimento e de orientação à população fazem parte do Projeto ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, que visa ampliar o cuidado farmacêutico na Atenção Primária.

O Projeto Descarte Consciente orienta a população sobre o descarte apropriado de medicamentos vencidos, violados ou com propriedades alteradas, evitando o impacto ambiental. A Farmácia Cidadã I funcionará como unidade coletora.

Dircom/PMB – 4.5.2023