Saúde do Trabalhador: Projeto Cuidar de quem Cuida realiza ações nas Unidades de Saúde em Barreiras

A Secretaria de Saúde de Barreiras, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, desenvolve o projeto interno Cuidar de quem Cuida, que realiza ações voltadas à saúde dos trabalhadores das equipes de profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Estão sendo realizadas blitz nas unidades de saúde com oferta de serviços como testagem para H.I.V e Hepatite B. Essa ação já passou pela sede da Secretaria, UPA 24h Clarice Borges, Hospital da Mulher, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Essas atividades têm o apoio do setor da Saúde e Segurança do Trabalho e Atenção Básica. “A prevenção é o grande foco desse projeto, e a rede está atenta a oferecer o atendimento adequado aos profissionais que atuam nas unidades de saúde. Além disso, o nosso objetivo é monitorar e detectar precocemente adoecimentos relacionados à saúde proveniente de contato com materiais biológicos como: sangue, secreções e perfuro cortantes, porque, para a Secretaria de Saúde, o trabalhador é prioridade”, disse a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues.

As próximas Unidades de Saúde que receberão essa atividade do Cuidar de quem Cuida, serão: o Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, Central Integrada de Regulação (CIR), e Vigilância Epidemiológica (VIEP).

Dircom/PMB 01.04.2022