SAMU em parceria com as Forças de Segurança de Barreiras realiza 1° Treinamento realístico em Incidentes de Múltiplas Vítimas

A última quarta-feira (29) foi dedicada ao conhecimento através das atividades teóricas e práticas no 1º Treinamento realístico em Incidentes de Múltiplas Vítimas (IMV) realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Silva de Carvalho e no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha em Barreiras. O Treinamento realizado pela equipe de Plano de Ação em IMV, composto pelo SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, 17° Grupamento de Bombeiros Militar, 4º Batalhão de Engenharia e Construção, GRAER e Guarda Municipal, contou também com apoio das Secretarias Municipais de Segurança Cidadã e da Saúde.

Segundo os organizadores do treinamento, a cidade de Barreiras é cercada por malhas viárias com fluxo intenso de trânsito, sendo assim, propício para situações de incidentes de grandes proporções, havendo uma necessidade de aprimorar o atendimento pré-hospitalar e de toda equipe da saúde e segurança pública para os eventos adversos que possam vir a ocorrer no município e região.

“Tudo foi conduzido com simulações reais e toda equipe do SAMU foi direcionada para esse evento, para que juntos possamos atuar de maneira correta e célere nos casos de incidentes de grande proporção, que por ventura possam acontecer na nossa região. Esse é um projeto inovador, um treinamento diferenciado em que fazemos a integração de todas as forças de segurança de Barreiras e região”, destacou Kallynka Soledade, coordenadora regional do SAMU.

De acordo com João Carlos, coordenador SAMU/Base Barreiras, acidente como o ocorrido na BR 135, próximo à cidade de Riachão das Neves ocorrida em abril, serviu de exemplo para que as equipes realizassem simulação real de um grande incidente envolvendo um engavetamento de veículos (colisão de um ônibus com três veículos de pequeno porte) e o resgate de dezenas de vítimas com gravidades distintas. Uma das vítimas, no simulado, precisou ser resgatada, inclusive, pelo helicóptero do GRAER até a porta da emergência do Hospital do Oeste.

A simulação para atendimentos à incidentes com múltiplas vítimas e desastres contou com a participação do secretário municipal de saúde Anderson Vian, secretário municipal de segurança cidadã, Júnior Sampaio, Ten Cel PM Camilo Uzêda, Capitã Rejane do 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Kallynka Soledade, coordenadora regional do SAMU, João Carlos Soares, coordenador do SAMU/Base Barreiras e equipes da Guarda Municipal, PRF, PRE e GRAER.

“No momento em que passamos a agir de forma integrada, assumimos a condição de força de defesa social, dessa forma esse primeiro treinamento surgiu através de uma reunião de ações conjuntas, colocando como exemplo o acidente ocorrido na BR 135. A ação executiva define as ações práticas de cada órgão, sinalizando onde devem atuar nos casos de incidentes com múltiplas vítimas” disse o subcomandante do CPRO, Ten Cel PM Camilo Uzêda.

O 1º Treinamento realístico em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) contou também com a presença dos formandos da PM como vítimas reais do incidente, da equipe da Escola Municipal de Teatro sob a direção do professor Osmar Mendes, de populares presentes em cena e dos acadêmicos do curso de medicina, representados pela Liga do Trauma da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).