Regulação Médica das Urgências é discutida no Encontro Regional do SAMU 192, em Barreiras

O Encontro Regional do SAMU 192 foi aberto nesta manhã de sexta-feira (06), no auditório da Faculdade Dom Pedro II em Barreiras, reunindo mais de 165 profissionais de saúde ligados a Central de Regulação e Base SAMU 192 de Barreiras e Ibotirama. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Regional do SAMU, o evento contou com a presença do secretário de saúde, Anderson Vian, do coordenador médico – SAMU 192 Regional Assis/SP, Dr. Antônio Onimaru, da coordenadora regional SAMU 192, Kallynka Soledade e do coordenador da base Barreiras, João Carlos Soares.

O encontro teve uma programação extensa até o final do dia, e na pauta de palestras os temas da Regulação Médica das Emergências, Atendimento Médico dentro da unidade móvel, Tempo e Resposta foram discutidos com os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e condutores socorristas, que tiveram informações de todos os procedimentos nos serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) móvel. Ainda durante a programação, foi apresentado uma peça teatral sobre os procedimentos do SAMU em atendimento, além do espaço para o bate papo com os médicos socorristas Dr. Thiago Maia e Dr. Antônio Onimaru.

Na abertura, a coordenadora regional do SAMU 192, Kallinka Soledade, citou a importância da capacitação e a oportunidade de questionamentos para aprimorar ainda mais o trabalho no dia a dia dentro do que é preconizado no Projeto Saúde Humanizada. “Esse é o maior encontro regional do SAMU, com a presença de 23 municípios da base Barreiras e Ibotirama. Tivemos um espaço de diálogo com todos os colaboradores, desde os atendentes até o servidor que está na ponta, nas unidades móveis de saúde, facilitando assim uma melhor orientação aos nossos usuários”, disse.

O secretário municipal de saúde, Anderson Vian participou do evento, citando que não há como falar de SUS de qualidade sem falar em humanização. “A capacitação é um ponto chave nessa gestão, e temos investido no potencial de todos nossos profissionais da saúde. Esse encontro regional tem como foco a difusão de conhecimentos, mas também se solidifica como uma oportunidade de mostrar como o SAMU é essencial no salvamento de vidas, por isso uma ação rápida, eficaz e humanizada é determinante no ato de salvar vidas”, salientou o secretário.

Antes da palestra “Regulação Médica das Urgências” com o médico Dr. Thiago Maia, os participantes fizeram questão de registrar a presença dos municípios, com destaque para as equipes de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Angical, Wanderley, Cotegipe, Barra, Buritirama, Ipupiara, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Morpará, Mansidão e demais municípios.