Projeto Cuidar de quem Cuida leva atendimento especial aos servidores da Saúde, em Barreiras

Para somar estratégias e promoção da saúde dos servidores, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde preparou uma programação especial, nesta sexta-feira, 25, para o público masculino. O projeto “Cuidar de quem Cuida” mais uma vez foi preparado pela Atenção Básica, coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador, Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), Vigilância Epidemiológica (VIEP) e setores de Nutrição e Assistência Social em Saúde, para atender os servidores.

Na sede da Secretaria de Saúde, os homens ganharam atenção com um café da manhã e palestra sobre a saúde do homem, com o coordenador do CEAH, enfermeiro José Itamar. Logo após, atividades com a fisioterapeuta da VIEP Elayne Neves e atendimento exclusivo com a equipe do Centro de Saúde Leonídia Ayres, que disponibilizou os exames de PSA, hemograma completo e testagem rápida de Sífilis, HIV e Hepatites. Eles ainda foram atendidos na Unidade Móvel de Saúde pelo médico clínico Dr. Fernando Garcia e o odontólogo Newton Garcia.

Nesta última semana de Novembro Azul, a enfermeira do trabalho, Kadya Carlos, explica que “essas ações preventivas para a saúde do trabalhador estão dentro do projeto Cuidar de quem Cuida, levando informações, reconhecimento e bem-estar. A melhor medida é prevenir e manter sempre o autocuidado”.

O coordenador do CEAH, enfermeiro José Itamar destacou que durante todo o mês, as atividades de saúde do homem foram direcionadas à prevenção do câncer de próstata.

“Intensificamos as atividades para chamar atenção dos homens no Novembro Azul para o autocuidado e o rastreamento através do PSA total e livre, de casos suspeitos de câncer de próstata. Mas continuaremos nosso trabalho no CEAH, visando sempre uma saúde humanizada, integrada e inovadora”, destacou o coordenador.

Dircom/PMB –  25.11.2022