Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar é apresentado aos moradores da Mantiqueira

Durante o Curso Agroecologia e Soberania Alimentar, realizado no Centro de Formação na Comunidade da Mantiqueira, nos dias 15 e 16 deste mês, a secretária do Trabalho de Assistência Social de Barreiras, Karlúcia Macêdo e técnicos da Secretaria apresentaram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O curso foi uma iniciativa da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN) e contou com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho; o subdiretor da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, Aguinaldo Júnior e representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

O encontro focou na produção de produtos processados, como pães, bolos, sucos entre outros, buscando aproveitar os recursos naturais da própria comunidade e incentivando o empreendedorismo e a união entre a associação e os moradores da Mantiqueira. A garantia da soberania alimentar, definindo com autonomia o que produzir e o acesso a alimentos nutritivos e produzidos de forma sustentável, também fizeram parte da proposta apresentada nos dois dias do evento.

No último dia os participantes conheceram detalhes sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), apresentado pela secretária Karlúcia Macêdo e pelos técnicos Emerson Pinheiro e Ivanildo Costa. “Trata-se de um importante programa que visa a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial”, explica Karlúcia, destacando a importância de propagar entre os pequenos agricultores e moradores de comunidades agrícolas do município.

Palestrantes – O Curso Agroecologia e a Soberania Alimentar foi ministrado pela coordenadora pedagógica Isabel Souza, com o apoio do coordenador técnico Ivanildo Côrte, da técnica Maísa Silva e o diretor operacional Dermeval Oliveira, todos da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN)

Dircom/PMB – 21.02.2022