Profissional do Centro de Controle de Zoonoses recebe capacitação para atuar na prevenção de doenças como dengue, chagas e febre amarela

Desde o dia 31 de agosto e durante seis semanas, a técnica de laboratório de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, Lindalva de Souza Almeida, participou de uma série de aulas que integraram o Curso de Auxiliar de Entomologia, promovido pela Superintendência de Proteção e Vigilância em Saúde (Suvisa), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e Núcleo Regional de Saúde de Barreiras. O principal objetivo do evento, direcionado a profissionais de toda a região, foi descentralizar atividades na prevenção de doenças como dengue, chagas, malária, febre amarela e leishmaniose.

“Através de pesquisas realizadas pelo técnico de entomologia podemos identificar a presença dos vetores transmissores de doenças em determinada área. E através disso realizar as ações de controle dos mesmos, evitando assim o surgimento de novos casos de doenças”, explica Lindalva. Que, após concluir o treinamento, a convite do Núcleo Regional de Saúde de Barreiras, está apta a realizar pesquisas e análises laboratoriais de insetos transmissores das doenças tropicais, uma atividade até então que precisava ser realizada em centros maiores, como Salvador.

Para o coordenador do Zoonoses, Dorimar Almeida, a capacitação da profissional representa um avanço para Barreiras no combate às doenças tropicais. “Sem dúvida, é um avanço à saúde pública porque o município estará capacitado para realizar as análises destes vetores. Um trabalho que passa a ser realizado aqui mesmo, no Centro de Controle e uma vez identificada a presença do vetor, as medidas de controle e orientação da população poderão ser tomadas imediatamente”, diz.

Dircom/PMB – 16.11.2021