Profissionais que atuam nas creches de Barreiras participam de formação pedagógica

Como forma de oferecer capacitação adequada aos profissionais que atuam nas creches da rede municipal, promovendo estudos e reflexões acerca das diversas e necessárias maneiras de cuidar da criança na Educação Infantil, a Secretaria de Educação reuniu, de 15 a 18 deste mês, coordenadores pedagógicos, monitores e professores. A formação pedagógica levou informações e fortaleceu atitudes de acolhimento, respeito às crianças e seus familiares, dentro de uma prática pedagógica que integra o educar e cuidar.

“A importância dessa formação continuada é possibilitar ao professor novas estratégias para compreender os problemas do cotidiano escolar, refleti-los e, assim, planejar práticas educativas que visem o pleno desenvolvimento da criança promovendo impacto positivo em toda comunidade escolar”, ressaltou a diretora pedagógica, Aldeci Queiroz, destacando que o tema que norteou a capacitação foi Educação Infantil: As trilhas de uma construção – Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental com um planejamento executável.

Os professores, coordenadores pedagógicos, monitores das creches e escolas que ofertam a pré-escola, participaram da apresentação de pesquisas realizadas nas unidades escolares, além de palestras e oficinas que integraram a programação dos quatro dias do evento. As formações continuadas são estratégias adotadas pela Secretaria de Educação para a efetiva implementação da Proposta Curricular Municipal e a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

“Nossos encontros com os profissionais responsáveis pelas crianças, dentro das escolas, são a chave para uma educação participativa e para garantir colaborações com mais amor ao próximo. Nossos objetivos são alcançados através desta troca de experiências e das nossas pesquisas e colaborações para as unidades escolares da rede de Barreiras. Sinto que meu fazer pedagógico está sendo de grande colaboração para o alcance destes objetivos educacionais”, enfatizou a subdiretora da Educação Infantil, Kelly Wanessa Bomfim.

Dircom/PMB – 21.08.2023