Profissionais da Saúde de Barreiras são homenageados com o Prêmio Anna Nery, em Salvador

O momento solene de reconhecimento e respeito ao protagonismo da enfermagem na Bahia aconteceu nesta terça-feira (28), na Casa Salvatori, em Salvador, com a entrega do Prêmio Anna Nery, uma honraria que busca valorizar e reconhecer a força da enfermagem. No total, foram entregues 53 títulos de honraria, sendo homenageados Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliadores de enfermagem e Obstetrizes de destaque, com livre indicação das coordenações e diretorias de Enfermagem das instituições de saúde.

Em Barreiras, a enfermeira e coordenadora do SAMU Regional, Samara Barbosa, recebeu o prêmio na categoria Gestão, com 585 votos. Já o enfermeiro Cleidimar Chagas, que atua no Hospital do Oeste, recebeu o prêmio na categoria Urgência e Emergência, com 310 votos. No evento que contou com a presença de figuras públicas da enfermagem, incluindo o presidente do Conselho de Enfermagem, representantes do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e profissionais de diversas áreas do estado, homenagearam outros profissionais nas categorias: Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Ensino e Pesquisa e Empreendedorismo.

Para Samara Barbosa, o Prêmio Anna Nery representa a valorização e o reconhecimento aos profissionais que lutam, dia a dia, para garantir a qualidade da assistência à saúde pública. “Foi de fato um lindo e emocionante evento. O prêmio Anna Nery que representa a primeira pioneira na enfermagem enquanto profissão no Brasil é um retrato da nossa força e potência à frente da enfermagem. A sensação é de reconhecimento e de valorização com essa honraria máxima da enfermagem, por isso, também parabenizo os demais colegas que atuam  nas áreas da enfermagem e a gestão de Barreiras, que confiaram em minha atuação à frente da Base do SAMU e da enfermagem municipal. Muito obrigada!” destacou Samara Barbosa.

A secretária municipal de saúde congratulou-se com as conquistas dos enfermeiros da Capital do Oeste. “Nossos parabéns por esse mérito conquistado que com certeza, representa os profissionais da enfermagem em Barreiras. Nos últimos sete anos, a gestão municipal tem transformado de maneira inconteste as estruturas de saúde em nosso município, proporcionando condições dignas para que esses profissionais desenvolvam com qualidade suas funções. O Prêmio Anna Nery é uma grande conquista e fortalece nossa atuação profissional”, exclamou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 1º.12.2023