Professores das salas multifuncionais e convidados iniciam formação em tecnologia assistiva

Professores da rede municipal de ensino que atuam nas salas multifuncionais e convidados das instituições Miquei, APAE, AMA e CER II iniciaram, nesta quinta-feira (24), o curso de formação continuada em serviço na área de tecnologia assistiva (TA). A TA é um conjunto de recursos, estratégias e metodologias empregadas para reduzir as limitações dos estudantes com deficiência, promovendo o acesso a estes conteúdos em sala de aula.

“Estes profissionais irão conhecer mais sobre a comunicação alternativa aumentativa que utiliza uma série de estratégias e técnicas próprias, para estabelecer relações de aprendizado, sociais e afetivas mais produtivas e saudáveis, auxiliando, desta forma, as pessoas que não conseguem se comunicar de maneira efetiva”, explica a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Educação, Eliene Fernandes.

A formação é destinada a 52 participantes, divididos em duas turmas e se estende até novembro, com três encontros presenciais e três virtuais, no Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado (CEFAEE). Dentre os conteúdos que integram o planejamento estão os conceitos da tecnologia assistiva; seleção do que é esta tecnologia e tecnologia educacional; e o DUA – um modelo de aprendizagem que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo, somado ao uso de mídias digitais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 852 crianças e adolescentes com deficiências recebem o apoio das salas de atendimento educacional especializado (AEE), as multifuncionais. E a capacitação dos profissionais que atuam nestas salas é fundamental no resultado da aprendizagem. “ Muitas vezes os professores das salas de aula se deparam com situações, relacionadas aos estudantes com deficiência, de difícil condução, então, os professores das salas especializadas é quem auxiliam, repassando aos colegas informações e até mesmo ajudando na elaboração de atividades específicas para estes estudantes”, destaca a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz.

Dircom/PMB – 24.08.2023