Professores da rede municipal participam de formação continuada nesta sexta, 21

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove nesta sexta-feira, 21, a aula inaugural do curso de formação continuada dos professores da rede municipal. Até o mês de novembro, em quatro núcleos escolares serão desenvolvidas as oficinas e abordagens em diversos assuntos, como planejamento, avaliação, sequência didática e tempos pedagógicos, rotina, interdisciplinaridade, os níveis de escrita: como analisar e propor atividades adequadas para cada nível, leitura, produção e reescrita textual, jogos matemáticos, contação de histórias, espaços lúdicos e pensamento algébrico.

Cerca de 200 professores, coordenadores, monitores, cuidadores e facilitadores do programa Novo Mais Educação se reuniram na Escola Santa Luzia no encontro de abertura, e, durante todas as sextas-feiras até novembro, continuarão se encontrando para discutir as práticas educativas no ambiente escolar. A programação contempla a promoção de um novo modelo para a formação continuada de professores e coordenadores do ciclo de alfabetização e ciclo complementar de alfabetização na rede municipal de ensino.

“O nosso alvo é o aluno e nossa equipe de professores, cuidadores e demais profissionais, temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso e os resultados esperados, é por eles que estamos aqui, buscando melhorar as atividades desenvolvidas em sala de aula”, destacou a secretária Cátia Alencar.

Além da Escola Municipal da Santa Luzia outros três núcleos estarão recebendo os encontros, nas escolas municipais Tarcilo Vieira de Melo, Antonia de Matos e Maria Castro e Silva. A formação está sendo construída pelas equipes da própria Secretaria de Educação, sem contratação de empresas terceirizadas.

Investimentos em educação – O prefeito Zito Barbosa ressalta que a educação na rede municipal é o principal compromisso de sua gestão, e já garantiu que muitos investimentos estão por vir. “Temos um grande compromisso com a educação de Barreiras. Vamos mudar toda realidade no ambiente escolar, com infraestrutura dos prédios, novas e grandes escolas, creches, além de valorização e capacitação dos professores, gestores e todos os colaboradores. Também vejo como ponto chave o envolvimento dos pais, das crianças e de toda comunidade para transformar nossa educação em um espaço de interação”, frisou o prefeito Zito Barbosa.